Notícias › 20/05/2020

Coronavírus, Santa Sé: resposta global e transparência para garantir assistência a todos

face-mask-4986596-640

A emergência internacional ligada ao coronavírus coloca a humanidade diante de uma situação que não tem precedentes na história. Agora, mais do que nunca, se sente a necessidade de interdependência entre as nações e a consideração da saúde como um bem primário a ser protegido através de ações e solidariedade coordenadas no âmbito global.

Esta é a convicção expressa pelo observador permanente da Santa Sé na ONU, em Genebra, dom Ivan Jurkovi?, durante a 73ª Assembleia Mundial da Saúde, órgão diretivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), cujos trabalhos, pela primeira vez, este ano, se realizam por videoconferência.

A contribuição da Igreja

O prelado recordou de maneira firme a solicitação muitas vezes feita pelo Papa de não abandonar as pessoas mais vulneráveis ??que vivem nas periferias do mundo. A pandemia atual pode piorar as regiões “já afetadas por situações de emergência”, fome e instabilidade.

Jurkovi? destacou a contribuição oferecida pela Igreja a essa “resposta global” necessária para enfrentar a pandemia: os 5 mil hospitais de inspiração católica e os mais de 16 mil dispensários pertencentes à Igreja católica que estão oferecendo incansavelmente “cuidados de saúde a todos, especialmente às pessoas pobres e marginalizadas, o acesso a cuidados médicos e medicamentos”.

Um pensamento também às “muitas ordens religiosas, paróquias e sacerdotes” na linha de frente do enfrentamento da pandemia da Covid19. O arcebispo destacou o compromisso da Santa Sé de contribuir com o Fundo de Emergência da OMS “para o fornecimento de equipamentos de proteção individual aos agentes de saúde envolvidos na linha de frente”.

Cessar-fogo e vacinas

A Santa Sé também expressou seu apreço pelo compromisso da OMS em dialogar com os líderes religiosos, a fim de “garantir que as celebrações e reuniões sejam realizadas respeitando as medidas de saúde necessárias”.

Há total apoio ao apelo do secretário-geral da ONU por um “cessar-fogo global imediato em todos os cantos do mundo” a fim de facilitar o acesso à ajuda humanitária, com especial atenção aos que estão em condições vulneráveis. Nesse sentido, o observador permanente da Santa Sé lembrou o apelo do Papa Francisco para facilitar as sanções internacionais, reduzindo, se não até mesmo perdoando, a dívida pública, para que cada Estado esteja em condição de enfrentar a emergência e curar seus cidadãos.

Por fim, recordando as palavras do Santo Padre, dom Jurkovi? exortou a unir as capacidades científicas, para que de maneira transparente e desinteressada, sejam encontradas vacinas e tratamentos necessários para tratar os doentes em todas as partes do mundo.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.