Deus é Misericórdia

logo-ano-misericordiaUma das mais belas parábolas contadas por Jesus que diz respeito a “Misericórdia do Pai” é a parábola do filho pródigo. Nela vemos que “É próprio de Deus usar de misericórdia”. Jesus inicia contando que o filho mais novo pede a herança ao pai e resolve partir para terras distantes, neste trecho fica nítida a distância do filho para com o pai. Muitas vezes, também nós como esse filho nos distanciamos de Deus e caímos em um isolamento profundo que nos faz experimentar a solidão. Ao deixar  seu pai, sua casa e sua família ele perde toda a sua herança em um vida devassa. Dessa forma, também hoje, ao   nos distanciarmos da presença de Deus, nós nos deixamos levar pelas seduções do mundo.

Em pouco tempo aquilo que parecia seduzi-lo já  não o preenche mais. Ele perde tudo o que tinha mas sua pior perda foi a de sua dignidade. O mesmo acontece conosco, quando nos deixamos levar por paixões desordenadas que nos fazem perder a dignidade de filhos e filhas de um Deus, que nos ama incondicionalmente. Aquele jovem chega ao fundo do poço, experimentando a miséria e a humilhação.

O que mais chama a atenção é que ao cair em si aquele jovem sente a necessidade de  voltar para o pai. Com certeza, não pelos bens e riquezas, e sim por lembrar-se da figura do pai: aquele que sempre o amou sem esperar nada em troca, deu educação, carinho, dignidade, ou seja, tudo aquilo que o faria um homem feliz. Assim também é Deus para com cada um de seus filhos, quando nós percebemos os nossos erros e queremos mudar, ele sempre está pronto para nos acolher.

Esse filho percebe que na casa de seu pai até os servidores são muito bem tratados, então volta arrependido para ao menos ser tratado com empregado. No  caminho de casa, ao longe seu pai o avista e ordena aos empregados “Ide de pressa, trazei a melhor túnica e revesti-o com ele, ponde-lhe um anel e sandálias aos pés. Trazei um novilho cevado e matai-o; comamos e festejemos, pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi reencontrado”.

Aqui o pai expressa sua alegria pela volta de seu filho. Deus também faz festa quando, nós, seus filhos, encontramos sua misericórdia e voltamos para junto d’Ele. O Pai nunca se dá por vencido, nunca esquece de nós e tampouco nos abandona, como vemos em Is 49, 15: “Ainda que uma mãe se esqueça de seu filho, Eu jamais o esquecerei”.

Nesta parábola , encontramos o núcleo do Evangelho e da nossa fé, porque a  misericórdia é apresentada como a força que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão. Desejo a você um ano realmente de Misericórdia! Escutemos a Palavra de Jesus que colocou a Misericórdia como ideal de vida, que possamos inspirar-nos, com particular empenho, neste Ano Santo.

Thiago Rodrigues, seminarista.

Referência: Bula “Misericordiae Vultus”, do Papa Francisco.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.