Notícias › 08/08/2019

Dom Cláudio Hummes celebra aniversário e recebe homenagens

cq5dam-thumbnail-cropped-1000-563

A voz da Amazônia e um apaixonado por aquele território. Assim é reconhecido o Cardeal Cláudio Hummes em algumas das homenagens que recebe, hoje, por ocasião da celebração dos seus 85 anos de vida. Muito querido em toda a Igreja da região por sua atuação profética e defesa do território e dos povos, ele é o presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM e o presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia.

Com engajamento profético e testemunho de compromisso com a Igreja, o Cardeal, que foi nomeado pelo Papa para ser o relator do Sínodo para a Amazônia, a ser realizado em outubro, também celebrou 61 anos de sacerdócio e serviço ao povo de Deus no último sábado (03).

Silencioso, contido, atencioso, mas com atuação firme, Dom Cláudio, como é carinhosamente chamado por muitos, nasceu na cidade de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul. Foi ordenado padre em agosto de 1958 e sagrado bispo em março de 1975. Com o lema escolhido para seu apostolado “OMNES VOS FRATRES” (Que todos sejam irmãos), atuou em diversas dioceses e arquidioceses do Brasil, além de lecionar e contribuir em diferentes setores da Igreja, no Brasil e no mundo, e da sociedade.

Durante estes já 44 anos de bispo, Dom Cláudio foi membro, em diversos períodos, de várias Congregações, Pontifícios Conselhos e Comissões da Cúria Romana, no Vaticano.

Homenagens

Por ocasião de seu 85º aniversário recebeu uma série de homenagens e lembranças, como as que seguem:

“Caro irmão, dom Cláudio Hummes, com toda a nossa Igreja na Amazônia, de modo especial no Regional Norte 2 (Pará e Amapá), quero lhe parabenizar por esta data feliz em que juntos, como família eclesial, louvamos a Deus pelo dom da sua vida. É um presente para todos nós a generosidade que brota do seu coração, espalhando o bem, a justiça e serenidade em nosso meio. Desejamos felicidades, sabedoria e saúde. Deus o abençoe cada vez mais” (Dom Bernardo Bahlman, presidente do Regional Norte 2, bispo de Óbidos, Pará)

“Querido dom Cláudio, agradecemos juntos a Deus por hoje festejarmos seus 85 anos! Que alegria! Que Ele continue lhe dando, ainda por muitos anos, aquele brilho nos olhos e na alma para nos iluminar e traçar nossas rotas. O Sínodo de outubro será, sim, dos povos amazônicos, mas graças ao senhor, é também de todos nós, ‘néo-amazônicos’ abençoados por seu corajoso compromisso. Parabéns, do fundo do coração”. (Cristiane Murray – Vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé)

“Meu caríssimo dom Claudio. Diz o salmo 90 que rezamos sempre de novo em nosso breviário: “Pode durar setenta anos nossa vida, os mais fortes talvez cheguem a oitenta” (Sl 90,10). O senhor já ultrapassou todas essas promessas e todos nós agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, verdadeira dádiva divina para o nosso Brasil, em especial para a Amazônia. Dizia o célebre psiquiatra vienense Viktor Frankl: “Quem tem um ‘porquê’ enfrenta qualquer ‘como’“. O seu ‘porquê’ é o amor incondicional a Deus e ao Povo de Deus. Não fez de sua “emeritude” um repouso idílico em algum convento aprazível. O contínuo empenho em favor de uma grande causa não diminui sua vitalidade, antes aumenta o seu entusiasmo. Penso que pode repetir as palavras de São Paulo: “Pela graça de Deus sou o que sou: e sua graça em mim não foi estéril. Mais do que todos eles, trabalhei; não eu, mas a graça de Deus que está comigo” (1 Cor 15,10). AD MULTOS ANNOS! Paz e Bem!” (Dom Erwin Krautler – bispo emérito da Prelazia do Xingu)

Caro irmão e amigo, Dom Cláudio, “Não cesso de dar graças a Deus por vós” (Ef 1, 16) Gostamos muito deste provérbio, de autor desconhecido, que diz: “tudo começou a dar certo quando eu parei de pedir chorando e passei a agradecer sorrindo”. Inicialmente, pedimos desculpas pela informalidade com que nós, bispos dos Regional Norte 3, nos associando aos outros bispos dos Regionais da Amazônia Legal, em espírito de sinodalidade, nos dirigimos ao senhor, para cumprimentá-lo pela passagem dos 85 anos de existência. O senhor exerceu muitas missões de maior relevo social e talvez mais prazerosas. Mas, com certeza, o coroamento de todas elas foi quando vestiu a camisa da Amazônia e assumiu, de bom grado, o seu cuidado e a sua defesa. Com certeza na Amazônia o senhor exerceu a irmandade franciscana. Quando sentirmos o peso dos anos passarem, quando as doenças e as dores vierem nos visitar, não tenhamos medo de, como Maria, entoar o nosso cântico de louvor. Permitam-nos fazer nossas as sábias palavras do papa Francisco na carta aos sacerdotes, para encorajá-los e apoiá-los na vida e na missão: “Deixemos que seja a gratidão a suscitar o louvor e nos encoraje mais uma vez na missão de ungir os nossos irmãos na esperança; nos encoraje a ser homens que testemunhem com a sua vida a compaixão e misericórdia que só Jesus nos pode dar”. Os nossos augúrios e parabéns dos irmãos e amigos bispos do Norte 3: Tocantins, Pará e Mato Grosso. Que o Deus da vida dê ao senhor muito mais anos de vida e muito mais vida nos seus anos. Unidos num só coração e na mesma missão. Salve oito de agosto! (Dom Pedro Brito Guimarães – Presidente do Regional Norte 3 da CNBB).

Dom Filippo Santoro, Arcebispo de Taranto na Itália que foi Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (1994) e Bispo da Diocese de Petrópolis (RJ) em 2004 também enviou ao Vatican News sua homenagem a Dom Cláudio:

Os parabéns de Dom Filippo Santoro

“A equipe REPAM-Brasil, agradece a dedicação, apoio, trabalho e carinho que o senhor tem pela Amazônia. Pedimos as bençãos de nossa senhora de Nazaré, rainha da Amazônia, dando-lhe muita força e sabedoria, principalmente agora nesse momento de serviço ao Sínodo para a Amazônia. Acreditamos na coragem, engajamento e paixão que o senhor tem pela Amazônia e seus povos, seu testemunho nos encanta e fortalece nosso trabalho e missão. Parabéns pelos seus 85 anos de vida e 61 anos de dedicação à Igreja”. (Equipe REPAM-Brasil).

Os integrantes da Rádio Vaticano – Vatican News, também se unem nos agradecimentos a Dom Cláudio por sua doação e missão. Dom Cláudio é quase um membro de nossa equipe pois sempre esteve na linha de frente nas notícias que veiculamos sobre a Amazônia. Obrigado por sua amizade e contribuição. Deus o abençoe .

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.