Notícias › 07/01/2020

Dom Ricardo Hoepers avalia os primeiros meses na Comissão para a Vida e Família

Dom-Ricardo-Hoepers-1200x762-c

Eleito durante a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, o bispo de Rio Grande (RS), dom Ricardo Hoepers, avaliou os seus primeiros meses à frente deste trabalho, que envolve também a referência para a Pastoral Familiar em âmbito nacional.

“Eu gostaria de expressar com muita alegria os trabalhos que a Comissão Vida e Família da CNBB vem desenvolvendo desde o momento em que assumimos a partir da última assembleia, em Aparecida, em maio deste ano. Na verdade, só demos continuidade ao trabalho que a equipe de dom João Bosco já vinha realizando e, agora, com uma nova equipe, nós demos continuidade e também avançamos em muitos pontos que são necessários para a projeção da Comissão Vida e Família”
Dom Ricardo Hoepers

Fazendo memória dos principais acontecimentos do ano, dom Ricardo também ressaltou a figura do assessor da Comissão Episcopal e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), padre Crispim Guimarães dos Santos. O bispo ainda destacou o novo projeto do Hora da Família com encontros mensais.

Os principais eventos de 2019:

* A 11ª Peregrinação e 9º Simpósio Nacional das Famílias, em Aparecida (SP), nos dias 25 e 26 de maio, com o tema “Em família, defendemos a vida, com alegria e esperança”.
*A 43ª Assembleia Ordinária da Pastoral Familiar, realizada em Brasília, entre os dias 5 e 7 de julho.
*A Semana Nacional da Família, em agosto, que celebrou os 25 anos da Campanha da Fraternidade cujo tema foi a família, com o lema “A família, como vai?”.
*A Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, de 1º a 8 de outubro, ocasião em que foram promovidas iniciativas em todo o Brasil a partir dos gestos propostos pela CNPF e pela Comissão para a Vida e a Família: tocar os sinos no dia 1º de outubro e acender as velas no Dia do Nascituro.
*Encontro Nacional de Formação, realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 8 e 10 de novembro, com participação de casais coordenadores regionais, assessores eclesiásticos e bispos referenciais.

Novo assessor/secretário executivo

Dom Ricardo Hoepers avaliou também os primeiros meses do padre Crispim Guimarães na articulação do trabalho de assessoria da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e na secretaria executiva da CNPF. Para o bispo, “está sendo uma presença extraordinária, muito significativa, de um grande empenho, de muitos talentos e, acima de tudo, de muita boa vontade”. Segundo dom Ricardo, padre Crispim tem “uma boa vontade apaixonada pela Pastoral Familiar”. Em Dourados (MS), sede da diocese de origem do padre Crispim, ele que já tinha uma grande experiência com o setor pré-matrimonial. “Então ele veio dar essa grande contribuição em nível de Brasil”, pontua dom Ricardo.

Organização

O Conselho Permanente da CNBB aprovou, em junho, os nomes dos bispos membros de cada comissão. Para a Comissão para a Vida e a Família, foram eleitos o bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Elizeu Versari, e o bispo de Bacabal (MA), dom Armando Martín Gutiérrez. Foi feita uma projeção de assessorias entre os bispos, segundo dom Ricardo.

Comissão para Vida e a Família conta com novos bispos referenciais e assessor nacionalDom Bruno, Dom Ricardo e Dom Armando
“Dom Bruno ficou com a parte mais administrativa da Pastoral Familiar, dom Armando Gutiérrez ficou com essa questão mais pedagógica e cada um formou suas equipes com os casais referenciais para colaborar no todo da Comissão Vida e Família”, explica o bispo.

Como primeiro fruto desse trabalho já foram anunciados os encontros mensais do subsídio Hora da Família. “Isso foi um grandíssimo avanço que a Pastoral Familiar está dando a partir da nova Comissão Vida e Família”.

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.