Notícias › 06/03/2017

Encontro da Missão Continental celebra dez anos de Aparecida

No contexto das comemorações dos dez anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Aparecida (SP), em 2007, o Centro Cultural Missionário (CCM) promove o 8º Encontro Nacional da Missão Continental, com o tema “Os desafios e caminhos da missão na América Latina”. A realização é em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro se realizará nos dias 15 a 19 de maio de 2017, em Brasília (DF).

O bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, ao motivar para a participação no encontro, afirmou que a Conferência de Aparecida se revelou “uma verdadeira sementeira de inúmeras experiências, atividades e projetos missionários que apontam para a perspectiva de uma Igreja em estado permanente de missão. Para nossa alegria, o papa Francisco não só confirmou essa perspectiva em seu pontificado, mas alargou-a para todo o mundo e para os variados campos da ação apostólica da Igreja”.

Dom Esmeraldo ressalta que o desejo é refletir juntos sobre a contribuição desse momento iluminador da missão da Igreja. “É nosso objetivo examinar os desafios pastorais que, desde então, se apresentam para a missão da Igreja, e vislumbrar os caminhos que foram se abrindo, considerando sobretudo a reflexão gerada pelo Magistério do papa Francisco”, explica. 

De acordo com o assessor da Comissão para a Ação Missionária, padre Sidnei Marco Dornelas, a proposta do encontro não é só de celebrar os dez anos de Aparecida e do lançamento da Missão Continental, mas também refletir sobre seus desdobramentos na vida missionária da Igreja na América Latina, sobretudo por meio dos documentos lançados pelo papa Francisco: Evangelii Gaudium, Amoris Laetitia e Laudato Si’. Por meio da reflexão oferecida no encontro, os envolvidos nas atividades missionárias poderão “identificar os desafios e encontrar os caminhos para prosseguir na animação da missão permanente da Igreja no Brasil e na América Latina”.

São convidados a participar do encontro todos que “estão comprometidos com uma Igreja em estado permanente de missão” a partilhar dessa celebração, “trazendo suas experiências e sua reflexão sobre a missão hoje no Brasil e na América Latina”.

Para mais informações e inscrições, acesse o site do CCM.

Por CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.