Notícias › 21/08/2018

Encontro Mundial das Famílias começa hoje em Dublin

Foram três anos de preparação, desde que Dublin foi anunciada como cidade-sede do Encontro Mundial das Famílias 2018, durante missa presidida pelo Papa Francisco no encerramento da edição anterior, em Filadélfia, Estados Unidos.

Depois de comissões serem formadas, reuniões e mais reuniões organizadas, milhares de voluntários recrutados e logística definida, a capital da Irlanda se torna por seis dias, a partir de hoje, o centro das atenções da Igreja Católica em todo o mundo.

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura se realiza hoje, simultaneamente nas 26 dioceses irlandesas, a partir das 19h, horário local. Em Dublin, sede do encontro, a celebração da Oração da Noite será no centro de convenções RDS, onde também acontecerá o Congresso Pastoral entre quarta e sexta-feira. A celebração tem caráter ecumênico e todas as igrejas cristãs do país foram convidadas a tocar os sinos para marcar o início das atividades.

O tema da 9ª edição do Encontro Mundial das Famílias está centrado na exortação apostólica pós-sinodal Amores Laetitia, do Papa Francisco: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. O tema será aprofundado ao longo dos três dias de congresso por meio de palestras, debates, testemunhos, além de atividades para crianças e jovens.

Cardeais, teólogos, religiosos e leigos estão encarregados de conduzir as atividades, que irá percorrer os mais diversos tópicos do documento papal, abordando desde a preparação para o matrimônio nas paróquias até a espiritualidade da família. Temas atuais como o acolhimento e inclusão de homossexuais nas comunidades e os desafios no âmbito familiar também fazem parte da programação.

Papa encerra o evento

A chegada do Papa Francisco à capital irlandesa está prevista para a manhã de sábado. Após encontros diplomáticos e com população em situação de rua, o Pontífice participa do Festival das Famílias, um grande momento de shows e testemunhos no estádio Croke Park.

No domingo, na parte da manhã a oração do Angelus no Santuário de Knock e na parte da tarde o Santo Padre preside a Eucaristia de encerramento no Phoenix Park, onde são esperadas 500 mil pessoas. No final da celebração será anunciada a sede do próximo Encontro Mundial.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.