Festa da apresentação do Senhor foi celebrada na Catedral nesta manhã (02)

Na manhã desta terça-feira (02), foi celebrada às 07h a Missa da Festa da Apresentação do Senhor, também conhecida como “Festa da Luz” e “Nossa Senhora da Candelária”. A Liturgia deste dia nos recorda a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo como Luz e Salvação em nossa vida. A celebração foi presidida pelo Frei Luís Fernando e iniciou-se próximo à Porta Santa com a benção das velas, em seguida em uma breve procissão os fiéis se dirigiram até a Capela do Santíssimo Sacramento.

Outra Missa ocorre ainda hoje às 18h30, em nossa Catedral.

 

A Festa da Apresentação do Senhor:

Esta festa já era celebrada em Jerusalém, no século IV. Chamava-se festa do encontro,hypapántè , em grego. Em 534, a festa estendeu-se a Constantinopla e, no tempo do Papa Sérgio, chegou a Roma e ao Ocidente. Em Roma, a festa incluía uma procissão até à Basílica de S. Maria Maior. No século X, começaram a benzer-se as velas.

José e Maria levam o Menino Jesus ao templo, oferecendo-o ao Pai. Como toda a oferta implica renúncia, a Apresentação do Senhor é já o começo do mistério do sofrimento redentor de Jesus, que atingirá o seu ponto culminante no Calvário. Maria e José unem-se à oferta do seu divino Filho estando a seu lado e colaborando, cada um a seu modo, na obra da Redenção.
Fonte: https://www.dehonianos.org/portal/santoral_ver.asp?liturgiaid=883

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.