Notícias › 22/01/2018

Francisco em despedida do Peru: “Levo vocês no coração”

Na conclusão da Santa Missa na Base Aérea Las Palmas, antes de deixar o Peru, o Papa Francisco fez o seu último discurso em terras peruanas. O Santo Padre, agradeceu as palavras do cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima, proferidas momentos antes, agradeceu aos bispos pela presença e a todos que fizeram com que esta visita deixasse uma marca indelével no seu coração.

Um agradecimento também a todos aqueles que tornaram possível esta viagem, em primeiro lugar, ao Senhor Presidente Pedro Pablo Kuczynski, às autoridades civis, aos milhares de voluntários que, com o seu trabalho silencioso e abnegado como “formiguinhas”, contribuíram para que tudo se realizasse. Fez-me bem encontrar-me com vocês. Obrigado!

Francisco recordou que iniciou a sua peregrinação, afirmando que o Peru é uma terra de esperança:

“Terra de esperança pela biodiversidade que nele se encontra, juntamente com a beleza de lugares capazes de nos ajudar a descobrir a presença de Deus. Terra de esperança pela riqueza das suas tradições e costumes, que marcaram a alma deste povo. Terra de esperança pelos jovens, que não são o futuro, mas o presente do Peru”.

Mais uma vez Francisco pediu aos peruanos que descubram, na sabedoria dos seus avós, dos seus idosos, o DNA que guiou os seus grandes Santos. Vocês não devem se desenraizar. Avós e idosos, – pediu ainda – não deixem de transmitir às jovens gerações as raízes do seu povo e a sabedoria do caminho para chegar ao céu. Convidou a todos de não terem medo de ser os santos do século XXI.

Na conclusão de suas palavras o Santo Padre falou mais uma vez de esperança: “vocês têm tantos motivos para esperar! Vi-o, toquei-o com a mão nestes dias. Conservem a esperança. Não há melhor maneira de guardar a esperança do que permanecer unidos, para que todos estes motivos, que a sustentam, se consolidem sempre mais de dia para dia. A esperança em Deus não engana.”

“Levo vocês no coração. Deus abençoe vocês! E peço-lhes, por favor, que não se esqueçam de rezar por mim”, finalizou Francisco.

Da Base Aérea o Papa dirigiu-se ao Aeroporto, onde foi recebido pelo presidente Pedro Pablo Kuczynski e consorte. Após passar em revista a Guarda de Honra e saudar as delegações, Francisco embarcou no voo B767 da Latam com destino ao Aeroporto Ciampino, em Roma, onde deverá chegar às 14h15 de segunda-feira, hora local, após 11.223 km percorridos em 13h30min de voo.

No voo de retorno, o Brasil não foi sobrevoado.

Por Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.