Artigos › 09/04/2020

Hoje Jesus diz para você: “quero celebrar a Páscoa na sua casa”

prayer-1308663-640

Nas últimas semanas, várias paróquias (incluindo a minha) criaram canais no YouTube e começaram a transmitir missas e outras celebrações ao vivo. E, graças a Deus, você também pode assistir às transmissões das missas do Papa pela internet e pelas TVs católicas.

Agora nós, os padres, sabemos muito bem como você sente falta de participar de uma liturgia presencialmente.

Sabemos que vocês gostam mesmo é da missa na paróquia, claro. E estamos cientes de que toda a transmissão através de uma tela nada mais é do que um substituto que carece do essencial.

Mas o Senhor está realmente presente entre vocês

É neste contexto e nesta realidade que nos preparamos para entrar no Tríduo Pascal.

Que tristeza não poder celebrarmos juntos, com nossa comunidade paroquial, em nossa amada igreja, as liturgias da Semana Santa, especialmente quando precisamos de tantas graças, neste momento de provação.

É verdade que poderemos acompanhar essas celebrações através da tela da televisão, do computador ou até do celular. Mas, no fundo, sabemos bem que não é o mesmo que a celebração que reúne pessoas reais, em um lugar real, com a presença real do Senhor.

Atenção! Não estou dizendo que as transmissões ao vivo não devam ser seguidas nas telas. Claro que você deve vê-las. Elas contribuem para o nosso bem. Mas tenho uma pergunta decisiva a fazer: você realmente acredita que basta acompanhar a liturgia pela tela?

Eu imploro: neste ano, não faça a experiência do Tríduo Sagrado apenas na frente de uma tela, mesmo que a transmissão seja da melhor qualidade. Organize orações e celebrações familiares em casa com as pessoas ao seu redor. Basta que duas ou três pessoas estejam reunidas em nome de Jesus, e Ele estará presente (cf. Mateus, 18, 20).

Responda ao desejo de Jesus

Ao meditar no Evangelho do Domingo de Ramos, fiquei surpreso com esta frase dita pelo Senhor Jesus: “É em tua casa que celebrarei a Páscoa com meus discípulos” (Mateus 26, 18). Tome esta frase como se Cristo estivesse falando a você pessoalmente. Este ano, Jesus quer celebrar a Páscoa na sua casa.

Neste atual momento, sua casa se tornará sua igreja. Assim foi também durante os primeiros séculos do cristianismo. Os cristãos se reuniam para rezar e celebrar em suas casas. Eles não tinham igrejas. Suas casas eram suas igrejas. Inclusive uma basílica romana, como o próprio nome sugere, era o lar de um príncipe. O termo passou a ser usado para descrever a maior casa em que se reuniam para celebrar a Eucaristia, “Domus Ecclesiae”, “Casa da Igreja”.

Este ano, o feriado da Páscoa se torna uma oportunidade (trágica, dolorosa, mas não deixa de ser uma oportunidade) de redescobrir sua casa como igreja doméstica, local de presença e ação do Deus vivo.

É verdade que, se não houver sacerdote disponível, você não poderá participar da celebração da missa. Mas nessas circunstâncias excepcionais, além das orações pessoais e familiares e da celebração da Liturgia das Horas, a Igreja planejou para você uma autêntica Celebração da Palavra.

O Tríduo Sagrado é, por excelência, um momento litúrgico. Tudo o que fazemos, tudo o que acontece nestes três dias, independentemente de onde estamos, a liturgia da paixão, morte e ressurreição do Senhor desenvolve sua sagrada dramaturgia.

O fato de não podermos estar em uma igreja não impede de celebrar com um só coração e espírito a Páscoa de nosso Salvador.

Por isso, eu imploro: você pode ver as transmissões das cerimônias em suas telas, mas realmente celebre o Tríduo Pascal em sua casa! Separe um tempo para sua oração pessoal e a leitura da Bíblia. E acima de tudo, organize, prepare, viva uma verdadeira liturgia familiar todos estes dias através da Celebração da Palavra.

Todos os dias do Tríduo Pascal, da Quinta-feira Santa ao Domingo de Páscoa, com a colaboração de Magnificat, a Aleteia publicará um guia completo para que você possa organizar a Celebração da Palavra em sua casa. Compartilhe este artigo e este recurso com os seus amigos e familiares.

Portanto, depende de você se este ano a Páscoa será comemorada em sua casa e não apenas na tela.

Vamos elevar nossos corações! Vamos preparar nossa casa como uma igreja doméstica. Responda afirmativamente ao pedido de Jesus: “É em tua casa que celebrarei a Páscoa com meus discípulos”. Responda “sim”, “por favor!”

Via Aleteia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.