Notícias › 16/01/2020

I Congresso Missionário Nacional e V Missão Sem Fronteiras reúne jovens de todo o Brasil

I-congresso-V-missao-sem-fronteiras-1200x762-c

Desembarcam em Brasília, nesta semana, vindos de todos os cantos do país, jovens que atuam nos grupos da Juventude Missionária (JM), atividade da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. O grande objetivo é celebrar os 15 anos de existência da JM no Brasil e viver uma experiência missionária juntos às comunidades de Planaltina (DF).

O I Congresso Missionário Nacional e a V Missão Sem Fronteiras vão reunir mais de 200 participantes, entre os dias 15 e 19 de janeiro. Com o tema “Batizados e enviados: as juventudes em missão no mundo”, os eventos buscam fortalecer a identidade da JM, favorecendo a comunhão dos grupos, bem como, o protagonismo juvenil.

O secretário da Obra da Propagação da Fé, padre Badacer Neto, destaca que as expectativas são positivas para acolher as lideranças da JM nesta semana. “Esperamos que o carisma e a identidade da JM sejam fortalecidos, para que os jovens possam retornar para suas localidades contribuindo de forma mais eficaz na vivência da animação missionária. O clima é de alegria e de partilha da fé”, destacou.

O diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício Jardim, ao falar sobre a história de 15 anos de protagonismo da Juventude Missionária no Brasil, agradeceu pela vivência que “vem desencadeando processos de reflexão e formação”. O padre explica que o encontro na região administrativa de Planaltina conclui o percurso definido pelo Plano Trienal (2017-2020): “O importante é desencadear processos de formação integral, de acompanhamento às juventudes, de articulação, missão e espiritualidade. O tema deste congresso quer recuperar o Mês Missionário Extraordinário, de outubro de 2019. É uma alegria neste tempo do magistério do Papa Francisco, que convida toda a Igreja a estar em saída, celebrarmos esse congresso e a Missão Sem Fronteiras, nos 15 anos de caminhada da Juventude Missionária”, lembrou padre Maurício.

Missão Sem Fronteiras

Em sua quinta edição, a experiência Missão Sem Fronteiras vai ganhar as ruas de Planaltina através de vistas às comunidades, realização de oficinas e colaboração em projetos locais. É a oportunidade dos jovens manifestarem, do seu jeito, atitudes que promovam a inclusão e a transformação social.

Em seu histórico, a Missão Sem Fronteiras visa fortalecer o vínculo e a interação entre os jovens de todo o Brasil. Para essa experiência, escolhe-se uma realidade do país onde os jovens possam realizar visitas, formações e oficinas missionárias. O projeto já foi realizado em Contagem (MG), em 2019; Viamão (RS), em 2018; Itapebussu (CE), em 2017; e Ananindeua (PA), em 2016. Em 2020, o projeto acontece em Planaltina (DF), nas paróquias de Santa Rita, Nossa Senhora de Nazaré e São Vicente.

A jovem Mariana Moreira, do Rio Grande do Norte, participou da Missão Sem Fronteiras do ano passado, e destaca a experiência: “A partilha da amizade e da solidariedade enriquece os momentos vividos. Cada um pode trazer aquilo que carrega consigo e partilhar com os outros. A gente se constrói com a experiência de cada um”, lembrou a jovem.

Acolhida e missa de abertura

Os mais de 200 jovens serão acolhidos nas famílias de Planaltina. O processo de preparação acontece há mais de quatro meses e envolve lideranças de diversos grupos e comunidades. A missa de abertura será realizada nesta quarta, 15 de janeiro, às 20h, na paróquia Santa Rita de Cássia.

A missa de encerramento, que acontece no domingo, 19 de janeiro, às 9h, será presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha.

Alguns destaques no cronograma:

15.01.2020 (Quarta)
20h– Missa de abertura com as famílias acolhedoras

16.01.2020 (Quinta)
Manhã

08h45 – Mesa de abertura
09h15 – Testemunho Missionário
09h30 – Conferência “Batizados e enviados: as juventudes em missão no mundo”, com Pe. Antônio Niemiec, Secretário da Pontifícia União Missionária
11h – Fila do Povo (Debate)
12h– Testemunho Missionário

Tarde
14h – Rodas de conversas e Oficinas
16h15 – Síntese das oficinas e rodas de conversas
16h30 – Apresentação Cultural Macrorregião
18h – Missa e Adoração

17.01.2020 (Sexta)
Manhã

08h30 – Dança Circular
09h – Leitura Orante
09h50 – Propósitos de vida para a JM do Brasil
10h30 – Partilha em Grupos no próprio local
11h30 – Plenário

Tarde
14h – Rodas de conversas e Oficinas
16h15 – Síntese das oficinas e rodas de conversas
16h45 – Testemunho Missionário
17h – Informações sobre atividades missionárias do dia seguinte
17h30 – Preparação para a missa e animação
18h – Missa de Envio para experiências missionárias
19h30 – Jantar e noite cultural

18.01.2020 (Sábado) – Pernoite nas famílias das paróquias
Manhã

06h – Vivências Missionárias nas paróquias e comunidades (Visita às famílias)

Tarde
14h – Vivências Missionárias nas paróquias e comunidades (Oficinas, visitas ou colaboração com alguma ação que a paróquia já venha desenvolvendo)
19h – Missa, partilhas, celebrações ou momento de espiritualidade
20h30 – Noite com a comunidade

19.01.2020 (Domingo)
07h – Despertar, café nas famílias e encaminhamento para a Paróquia Santa Rita
09h – Missa de Envio
11h – Mesa de Encerramento, Considerações, Leitura da Carta Final do Congresso e Apresentação da Nova Equipe e dos Coordenadores Estaduais
14h – Tour por Brasília

Via CNBB com informações e imagens das Pontifícias Obras Missionárias

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.