Notícias › 23/01/2020

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue para Encontro Internacional

Nossa-Senhora-de-Nazar-culto-1200x762-c

Foto de Capa: Salim Wariss

A Comitiva paraense que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré embarcou na noite da última terça-feira, 21 de janeiro, rumo ao Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece entre os dias 24 a 26 de janeiro, na cidade de Nazaré, em Portugal. A iniciativa integra o lançamento da candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora de Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título a ser conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Autoridades e representantes da arquidiocese de Belém, da Basílica Santuário de Nazaré e do Governo do Estado do Pará integram o grupo. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, ícone da procissão que ocorre na capital paraense e congrega mais de dois milhões de pessoas todos os anos, estará participando das atividades no país lusófono. Será também um momento de visita e possibilidade da comunidade brasileira, residente em Portugal, de venerar a imagem da Rainha da Amazônia que, dentro do culto à Virgem de Nazaré, é símbolo da maior procissão do mundo.

Chegando nesta quarta-feira, 22, no aeroporto de Lisboa, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi recepcionada por autoridades portuguesas, e em seguida, conduzida para o Museu dos Jerônimos, onde ficará exposta para veneração até a próxima sexta-feira, 24, data de início do Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, no Santuário de Nazaré.

No sábado, dia 26, e domingo, dia 27, a programação do encontro contará com palestras e conferências sobre a história do Culto Nazareno em Portugal e no Brasil. O governador do Pará, Helder Barbalho, a Secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal e o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, estarão em algumas destas conferências.

Círio de Nazaré

A UNESCO, em 2013, já reconheceu o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Desta vez, o objetivo é ampliar e fomentar a devoção a Nossa Senhora de Nazaré em diversas partes do mundo onde este culto existe. Em um trabalho de mapeamento feito por conta do dossiê, requisito para a candidatura, foram mapeados mais de 270 locais de culto de Nossa Senhora de Nazaré, entre igrejas, capelas, círios, festividades, santuários, escolas e obras sociais. E embora existam algumas referências no espaço lusófono africano, como em Angola (igreja em Luanda) ou São Tomé e Príncipe (capela com culto), é realmente em Portugal e no Brasil que este fenômeno tem mais expressão.

Mais informações no site: https://cultosenhoradanazare.org/

Via CNBB com informações do regional Norte 2

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.