Notícias › 08/12/2017

Inaugurado Presépio na Praça São Pedro

O presépio e a árvore – “sinais da compaixão do Pai celeste, da sua participação e proximidade à humanidade, que experimenta não ser abandonada na noite dos tempos, mas visitada e acompanhada nas próprias dificuldades”,  como afirmou o Papa Francisco na manhã de ontem aos doadores destes símbolos do Natal – foram inaugurados na tarde desta quinta-feira na Praça São Pedro, para a alegria de centenas de italianos e turistas de várias partes do mundo presentes na cerimônia, de pouco mais de uma hora.

Cânticos natalinos e discursos, intercalados por execuções da Banda da Gendarmaria Vaticana, encheram de harmonia o entardecer de outono no Vaticano.

Durante a cerimônia, teve lugar uma troca de presentes (um Papai Noel e um brinquedo com chocolates) entre as crianças da Abadia, duas crianças da Fundação Thun e duas crianças de Espoleto e Núrcia.

Na conclusão da cerimônia, uma criança da Fundação deu uma tocha a uma criança da Diocese de Espoleto, para iluminar no sábado uma árvore de Natal na região atingida pelo terremoto de 2016, como sinal de esperança.

O Presépio este ano foi oferecido pela Abadia Territorial de Montevergine. Inspirado na arte de presépios do século XVIII, seguindo a mais antiga tradição napolitana, o presépio ocupa uma superfície de 80m², com uma altura máxima de 7 metros, sendo formado por 20 personagens com altura por volta dos 2 metros. As vestimentas são em tecido, as faces em terracota policromática e os olhos em cristal.

Ao lado do Presépio, o pinheiro de 28 metros doado pela Diocese polonesa de Elk, e que percorreu 2000 km até chegar a Praça São Pedro. A projeção da largura da árvore chega a atingir um diâmetro máximo de dez metros.

As bolas de natal e demais enfeites do pinheiro, feitos com argila, foram confeccionados por crianças tratadas em setores de oncologia de hospitais italianos.

O Presépio e a árvore ficarão montados na Praça São Pedro até 7 de janeiro de 2018, dia em que se comemora o Batismo do Senhor e se conclui, na Liturgia, o Tempo de Natal.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.