Notícias › 02/02/2021

Inscritos no Calendário Romano: Narek, João de Ávila, Hildegarda, Marta, Maria e Lázaro

O Papa Francisco estabeleceu para o dia 29 de julho a celebração da memória litúrgica dos Santos Marta, Maria e Lázaro, para 27 de fevereiro, São Gregório de Narek, 10 de maio, São João D’Ávila, e 17 de setembro, Santa Hildegarda de Bingen.

Foi publicado, terça-feira (02/02), o Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos sobre a inscrição das celebrações de alguns santos no Calendário Romano Geral.

“Considerando as recentes atribuições do título de doutores da Igreja a peculiares figuras dos santos do Ocidente e do Oriente, o Papa Francisco decretou inscrever no Calendário Romano Geral a memória facultativa de São Gregório de Narek, abade e doutor da Igreja, no dia 27 de fevereiro, São João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja, no dia 10 de maio, e de Santa Hildegarda de Bingen, virgem e doutora da Igreja, no dia 17 de setembro”, ressalta o documento assinado pelo prefeito do organismo vaticano, cardeal Robert Sarah, e pelo secretário, dom Arthur Roche.

“A santidade está unida ao conhecimento, que é experiência do mistério de Jesus Cristo, indissoluvelmente unido ao mistério da Igreja. A sabedoria que caracteriza estes homens e mulheres não lhes diz unicamente respeito, uma vez que tornando-se discípulos da divina Sabedoria, tornaram-se, por sua vez, mestres de sabedoria para toda a comunidade eclesial”, afirma o documento.

Estas novas memórias deverão ser inscritas em todos os Calendários e Livros Litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas. Os textos litúrgicos a serem adotados deverão ser traduzidos, aprovados e, depois de confirmados por este Dicastério, publicados pela Conferência Episcopal.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou também, nesta terça-feira (02/02), o decerto sobre a celebração de Santa Marta, Maria e Lázaro, no Calendário Romano Geral.

Considerando o importante testemunho evangélico dos três irmãos, que ofereceram ao Senhor Jesus a hospitalidade da sua casa, prestando-lhe uma atenção dedicada, e acreditando que Ele é a ressurreição e a vida, o Papa Francisco, acolhendo a proposta deste Dicastério, decidiu que no dia 29 de julho seja inscrito no calendário Romano Geral a memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro.

Na casa de Betânia o Senhor Jesus experimentou o espírito de família e a amizade de Marta, de Maria e de Lázaro. Por isso, o Evangelho de São João afirma que Ele os amava. Marta ofereceu-Lhe generosamente hospitalidade, Maria ouviu atentamente as suas palavras e Lázaro saiu de imediato do sepulcro a convite d’Aquele que aniquilou a morte.

É com esta denominação, que esta memória deverá figurar em todos os Calendários e Livros Litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas.

Fonte: Vatican News / Imagem: Reprodução Web

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.