Notícias › 30/07/2019

Milhares de jovens esperados para o Perdão de Assis 2019

O Paraíso para todos, que Francisco pediu ao Senhor, faz-se próximo neste particular período do ano, que coincide com a noite atribulada e cheia de luz que o pobrezinho de Assis viveu na pequena igreja da Porciúncula, 803 anos atrás.

Na noite de segunda-feira, 29, na cidade da Úmbria, teve início o Tríduo preparatório à festa do Perdão. Na quinta-feira, 1º de agosto, será celebrada a Missa às 11, seguida pela Procissão de “Abertura do Perdão”, assim chamada porque, a partir daquele momento, isto é, das 12 horas de 1° de agosto, até às 24 horas do dia 2, a Indulgência Plenária concedida diariamente na Porciúncula se estende a todas as igrejas paroquiais espalhadas no mundo, e também a todas as igrejas franciscanas. Na sexta-feira, chegam os participantes da 39ª Marcha Franciscana, que neste ano tem por tema “No teu lugar”.

A Indulgência da Porciúncula

Em Assis, cruzando o limiar da Porciúncula, pode-se obter a Indulgência Plenária para si ou para os falecidos. É necessária uma Confissão, participação na Missa e na Eucaristia, renovação durante a visita da Profissão de Fé recitando o Credo e o Pai Nosso, e por fim rezar segundo as intenções do Papa e pelo Papa.

Especialmente neste período, são muitos os eventos realizados em Assis, como conta ao Vatican News padre Francesco Piloni, responsável pelo Serviço de Orientação aos jovens (SOG):

R. – O Perdão de Assis é sempre um grande dom daquela atribulada noite de 1216, quando Francisco desejou para todos o dom do Paraíso. Neste ano nos preparamos com os eventos da celebração: o Tríduo de preparação para o Perdão, e depois as celebrações que tem início já a partir de primeiro de agosto, com eventos que mostram a preciosidade de saber que a misericórdia do Senhor chega a todos os peregrinos. Gosto de recordar como os peregrinos que chegam nestes dias têm um profundo desejo de passar pela Porciúncula, uma igreja sempre aberta, como o coração misericordioso de Deus, do Pai; e de encontrar dentro daquele lugar, o sacramento, o encontro, o mesmo abraço com aquele rosto que sempre permanece fiel, que é o rosto do Pai, o rosto misericordioso de quem entregou tudo por nós. Em modo particular, os eventos recordam os muitos jovens que passaram ao longo destes anos. Por 39 anos eles têm vindo de várias partes da Itália com a Marcha Franciscana, que nasceu há 39 anos e que reúne jovens que têm o desejo de caminhar como peregrinos do perdão, em direção a Assis. Este ano em particular, o itinerário da Marcha tem por tema “No teu lugar”: slogan que quer narrar o itinerário bíblico e franciscano que acompanhará os jovens peregrinos que chegarão à Porciúncula em 2 de agosto. “No teu lugar” significa precisamente isto: constantemente sentimos por parte dos jovens o desejo de encontrar o próprio lugar. Parece que continuamente as pessoas estão cada vez mais ocupadas, independente da idade, em buscar um lugar, um tempo. Queremos com eles percorrer a experiência nas Escrituras. Chegaremos a buscar este lugar, que Francisco já nos havia indicado, que é tudo no Paraíso: este novo céu e esta nova terra que já podemos saborear constantemente, mas encontrar ainda mais neste ano, em 2 de agosto, na Porciúncula.

A experiência da Marcha, unida à oração, certamente muda o coração de quem percorre este caminho. Nestes anos, imagino que o senhor tenha testemunhado muitas conversões. Assim, esse “teu lugar”, é encontrado na natureza, no caminhar juntos, em ser uma comunidade, em querer alcançar um objetivo que é antes de tudo físio, como é o de Assis …

R. – Um amigo biblista disse certo dia que “amar-se é como gerar um filho, perdoar é como ressuscitar um morto”. Este ano, como nos outros, estamos certos de que veremos novos jovens que farão uma experiência de ressurreição. Temos visto nestes anos como o amor é poderoso, mas o perdão faz realmente renascer vidas novas. E você disse bem … o livro da Criação, da natureza, da Úmbria, mas penso em nossa bela Itália, a experiência do encontro: viver 24 horas lado a lado com outros irmãos, outros peregrinos; a experiência do Sacramento da Reconciliação e a escuta da Palavra de Deus: assim, estes são os elementos que caracterizam a Marcha e fazem do caminhante um homem alegre, um homem que tem esperança. E isso será visto em 2 de agosto na saída da Porciúncula, através do rosto e do olhos desses jovens que renascerão.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.