Notícias › 08/05/2019

Missa recorda bispos falecidos e reflete sobre o cuidado de Deus com os mais necessitados

Em memória aos bispos falecidos desde a última assembleia em abril de 2018, o Arcebispo de Vitória (ES), dom Dario Campos presidiu a Santa Missa, na terça-feira (07), sétimo dia de Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Como seria bonito e se o tempo nos permitisse ouvir as histórias de cada um [dos bispos] no seu pastoreio”, apontou.

Dom Dario refletiu três pontos da liturgia desta terça. O primeiro está no Salmo 30 no qual o salmista se coloca inteiramente nas mãos amorosas de Deus. O segundo está no Evangelho quando Jesus diz “Eu sou o pão da vida” e o terceiro está no martírio de Santo Estevão relatado na primeira leitura.

“A confiança que depositamos no Senhor deve ser alimentada cotidianamente por meio da nossa intimidade com Ele. De maneira especial do mistério pascal, a Eucaristia”, disse.

O bispo falou ainda que os desafios para evangelização são imensos e por vezes parecem intransponíveis. “Muitos são os apelos de irmãos e irmãs nossos famintos de sentido, de rumo, e principalmente, de vida digna e plena marcado por situações que clamam aos céus”.

E continuou: “Somente fortalecidos e alimentados com o pão da vida, na experiência cotidiana é que vamos nos deixar de tocar pela intimidade do Senhor, é que seremos capazes de realizar a missão que Ele mesmo nos confiou como pastores chamados a conduzir as Igrejas particulares afim de que sejamos sinais de uma verdadeira de igreja em saída, sempre mais solidaria, compassiva, generosa, próxima e ao lado dos pequenos e empobrecidos. Sinal claro do cuidado de Deus”, ressaltou.

Ao finalizar dom Dario falou do martírio de Santo Estevão descrito pelo evangelista Lucas que insere no texto a figura do jovem Saulo que recebia aos seus pés as roupas daquele que morria. Segundo o bispo muitos autores dizem que Saulo foi profundamente questionado pela fé e testemunhos de muitos cristãos que ele mesmo levava acorrentados para as prisões.

“Aqui se encontra a força do testemunho do martírio semente de novos cristãos. Verdadeiros discípulos de Cristo. Podemos dizer que muitos de nós fomos tocados pelo testemunho de nossos irmãos que já partiram, pelas suas palavras, atitudes que nos marcaram e nos animaram no caminho do serviço ao Senhor”, destaca.

Ao final, ressaltou que todos “Assumiremos com alegria o desprendimento na nossa missão. Na confiança de que o Senhor jamais irá nos abandonar. Nossas vidas e o nosso testemunho serão como sementes lançadas no terreno da história como foram a vida de tantos irmãos que nos precederam e que hoje estamos fazendo memória nesta Eucaristia. Por tudo isso, descanse em paz os nossos irmãos. Amém”.

Desde a última assembleia, em abril de 2018, faleceram 11 bispos brasileiros.

Dom Ramón Lopez Carrozas, bispo emérito de Bom Jesus do Gurguéia (PI)

Dom Luciano José Cabral Duarte, arcebispo de Aracajú (SE)

Dom Miguel Fenelon Câmara Filho, arcebispo emérito de Teresina (PI)

Dom Conrado Walter, bispo Emérito de Jacarezinho (PR)

Dom Celso José Pinto da Silva, arcebispo emérito de Teresina (PI)

Dom Dirceu Vegini, bispo de Foz, do Iguaçu (PR)

Dom Antônio Possamai, bispo emérito de Ji-Paraná (RO)

Dom Frederico Heimler, bispo emérito de Cruz Alta (RS)

Dom Francisco de Paula, bispo auxiliar emérito de Brasília (DF)

Dom José Belvino do Nascimento, bispo emérito de Divinópolis (MG)

Dom Silvestre Luiz Scandian, arcebispo emérito de Vitória (ES)

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.