Missão: Seminaristas Carlos e Ricardo partilham experiência pastoral no Pará

Os seminaristas Carlos Eduardo e Ricardo Vieira iniciaram o estágio pastoral como previsto pelo Conselho de Formação da Arquidiocese de Botucatu na Prelazia de Itaituba no estado do Pará no dia 08 de Fevereiro de 2018 com a supervisão e direcionamento dos trabalhos pelo Bispo prelatício Dom Wilmar Santin – O Carm.

Inicialmente passaram por um período de adaptação e conhecimento da realidade e atividades pastorais local. Com a saída do único padre diocesano residente na prelazia, os nossos seminaristas ficaram responsáveis em auxiliar a Ir. Celina Dalazoana nos trabalhos pastorais da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio em Itaituba. Também participaram ativamente do I Seminário de Iniciação à Vida Cristã (com inspiração catecumenal) no distrito de Caracol, município de Trairão – PA.

Ambos foram solicitados pelo Pe. José Boeing SVD da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Trairão, para auxiliar durante as celebrações da semana santa, onde puderam fazer uma experiencia mais próxima com a realidade dos colonos sulistas no projeto do governo federal de 1970.

A vida na Amazônia possui seus desafios, como por exemplo a cidade de Itaituba ficar ilhada pelo rio Tapajós e, o único acesso se dá através da Balsa que faz a travessia dando continuidade à Rodovia Transamazônica. A cultura se torna bem diversificada pelo fato que no auge dos garimpos de Itaituba muitos maranhenses, cearenses, sulistas e de outras regiões ali estabeleceram suas moradias, enriqueceram e consequentemente perderam tudo que haviam conquistado depois da escassez do ouro.

A influência de sacerdotes religiosos é muito forte na prelazia os quais por sua vez, contribuíram para a construção de Igrejas e outros patrimônios com recursos vindos do exterior.

A prelazia conta também com a Escola de Teologia e realiza mensalmente uma jornada de 5 dias de estudos teológicos tendo o auxílio dos nossos seminaristas, além de outras contribuições.

Até o momento, eles estão trabalhando na Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, que conta com 11 comunidades e auxiliando nas Santas Missões Populares da Catedral de Santana de Itaituba. Na paróquia, Ricardo tem trabalhado assiduamente com a Pastoral do Dízimo e a reflexão de suas dimensões, é assessor da Pastoral Familiar prelatícia, está reorganizando as prestações de contas, registro dos imóveis e orientando a constituição de um conselho administrativo. Carlos tem Trabalhado na dimensão da criação de consciência da vida em comunidade para no futuro, alcançarem a compreensão do “ser paróquia”, incentivando a constituição dos conselhos comunitários e do conselho missionário paroquial, tende em vista a necessidade de os leigos assumirem seus ministérios na vida da Igreja. Ambos estão trabalhando num projeto paroquial em comunhão com a Administradora Ir. Celina e tem como objetivo reorganizar as pastorais e movimentos bem como criar a consciência nos fiéis de discípulos missionários de Jesus.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.