Notícias › 27/03/2017

Morre Dom Carvalheira, ex-vice-presidente da CNBB

Dom Marcelo Pinto Carvalheira, arcebispo emérito da Paraíba, faleceu no sábado, 25, aos 88 anos. Ele exerceu a vice-presidência da CNBB no período de 1998 a 2003.

Filho de Álvaro Pinto Carvalheira e Maria Tereza Mendonça Carvalheira, dom Marcelo entrou no Seminário Arquidiocesano de Olinda, em 1944. Em 1946, foi para a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde cursou a Filosofia e a Teologia e se especializou em Teologia Dogmática.

Ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, foi Professor de Teologia no Seminário de Olinda; Diretor Espiritual do Seminário; primeiro reitor do Seminário Regional do Nordeste Olinda; Assistente Eclesiástico da Ação Católica e Subsecretário do Regional Nordeste 2 da CNBB.

Durante o regime militar no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado. 

Foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba, em 29 de outubro de 1975. Em 9 de novembro de 1981, foi transferido para a Diocese de Guarabira, na Paraíba. Em 29 de novembro de 1995 foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, onde se tornou emérito em 2004.

Velório e sepultamento

O corpo de Dom Marcelo Pinto Carvalheira foi sepultado em João Pessoa (PB), após velório e Missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, na tarde desta segunda-feira, 27.

Por Canção Nova, com CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.