Notícias › 28/05/2020

Nomeações para o Brasil

cq5dam-thumbnail-cropped-750-422-10

O Papa Francisco nomeou dois novos bispos para o Brasil.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro ganhou mais um auxiliar: trata-se do Pe. Célio da Silveira Calixto Filho, do clero da mesma Arquidiocese, até então pároco de “Nossa Senhora de Fátima”.

O Pe. Célio nasceu em 8 de maio de 1973 em Passos, Diocese de Guaxupé (MG). Antes de empreender o percurso de formação para o sacerdócio, fez Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sempre no Rio, estudou na Faculdade de Filosofia “João Paulo II” (1996-1997) e no Instituto Superior de Teologia (1998-2001). Especializou-se em História da Filosofia na Faculdade de São Bento e fez a Licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014).

Foi ordenado sacerdote em setembro de 2002 e incardinado na Arquidiocese do Rio, onde desempenhou inúmeros cargos. Atualmente, é Pároco de“Nossa Senhora de Fátima”, no Vicariato Episcopal Suburbano, e Membro do Cabido dos Canônicos da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Renúncia e nomeação

O outro novo bispo nomeado pelo Papa Francisco é para a diocese de Goiás.

O Pontífice aceitou a renúncia de Dom Eugène Lambert Adrian Rixen e nomeou bispo o Pe. Jeová Elias Ferreira, do clero da Arquidiocese de Brasília, até então Vigário-Geral e Pároco de “Nossa Senhora de Nazaré” em Planaltina-DF».

O Pe. Jeová nasceu em 24 de agosto de 1961 em Sobral (CE). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário “Nossa Senhora de Fátima” da Arquidiocese de Brasília. Depois, obteve a Licenciatura em Teologia Pastoral em Bogotá (Colômbia).

Foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1991 e incardinado na Arquidiocese de Brasília, na qual desempenhou inúmeros cargos. Atualmente, é Vigário-Geral e Pároco de “Nossa Senhora de Nazaré” em Planaltina-DF.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.