Notícias › 11/11/2020

O Papa, Relatório McCarrick: proximidade às vítimas de todos os abusos

cq5dam-thumbnail-cropped-750-422

Foi publicado na terça-feira (10/11), no Vaticano, o Relatório sobre o conhecimento institucional e o processo decisório da Santa Sé concernente ao ex-cardeal Theodore Edgar McCarrick que a Secretaria de Estado elaborou a pedido do Papa.

No final da audiência geral desta quarta-feira na Biblioteca do Palácio Apostólico o Papa disse:

“Ontem foi publicado o Relatório sobre o doloroso caso do ex- cardeal Theodore McCarrick. Renovo a minha proximidade às vítimas de todos os abusos e o compromisso da Igreja em erradicar este mal”.

Em seguida o Papa fez um momento de silêncio.

Numa declaração o cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, afirma que o documento é um texto exaustivo, que comportou um exame cuidadoso de toda a documentação relevante dos arquivos da Santa Sé, da Nunciatura em Washington e das dioceses dos Estados Unidos envolvidas de várias maneiras. A complexa investigação foi integrada com informações obtidas em colóquios com testemunhas e pessoas informadas dos fatos, de modo a obter uma imagem o mais completa possível e um conhecimento mais detalhado e preciso das informações relevantes. O cardeal Parolin afirma que o Relatório é publicado com tristeza pelas feridas causadas às vítimas, às suas famílias, à Igreja nos Estados Unidos, à Igreja Universal.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.