Notícias › 19/09/2017

Padroeira do Brasil é tema de exposição em metrô paulistano

Para celebrar os 300 Anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), em parceria com o Santuário Nacional e o Museu Nossa Senhora Aparecida, promove a exposição “Aparecida do Brasil”. A abertura da mostra acontece no dia 21 de setembro, às 11h na Sala MAS – Metrô Tiradentes, e exibe na capital paulista 16 imagens que retratam detalhes e o dia a dia do maior templo mariano do mundo, bem como da fé dos peregrinos de Aparecida.

Quem passar pelo local poderá conferir ainda fragmentos arquitetônicos da Matriz Basílica, produções barrocas datadas do século XIX, e protótipos da Nova Basílica, além da colher de pedreiro utilizada no lançamento da sua pedra fundamental.

Com a curadoria de César Maia, as imagens que compõem a exibição retratam as obras de arte do Santuário, que expressam a mensagem do Evangelho e a mistagogia cristã. A escolha da abordagem não aconteceu por acaso, mas foi baseada na experiência do peregrino que visita o Santuário.

“O espaço sagrado transmite a história da salvação em seus corredores, envolvendo-nos nesse universo de testemunho da fé de um povo que sofre e, contudo, espera em Deus, com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida.”, conta Maia.

Responsável por captar metade das fotografias que compõem a mostra, o fotógrafo oficial do Santuário Nacional, Thiago Leon, afirma que a inspiração das imagens surge a partir de seu contato diário com os mais de 12 milhões de fiéis que visitam o templo anualmente. “A fé das pessoas é impressionante. São milhões de pessoas com seus desafios, buscando inspirações nas coisas do céu. Isso me motiva a quebrar barreiras pessoais e me aproximar mais dos devotos e saber por que elas estão aqui. Toda vida que você fotografa tem um história.”, explica.

Os detalhes técnicos e acertos para a realização da exibição acontecem desde maio deste ano. Inicialmente, a mostra seria composta apenas por fotografias, mas a ideia acabou se aprimorando e integrando objetos que auxiliam ainda mais no entendimento da história e da fé dos peregrinos.

Por meio do acervo, será possível compreender não apenas os três séculos de devoção, mas também a mensagem de Aparecida, que se baseia no acolhimento e no convite ao seguimento de Jesus. “São inumeráveis os testemunhos de vidas que encontraram em Aparecida um novo sentido. Hoje, aqueles que passam pelo Santuário, ou que acompanham a sua vida pelos meios de comunicação, são pescados, como os três pescadores, por Maria, e com ela são chamados a reconstruírem vidas em Cristo.”, destaca o prefeito de igreja do Santuário, padre Rodrigo Arnoso.

A mostra acontece na Sala MAS, na Estação Tiradentes do Metrô, em São Paulo (SP), de 22 de setembro a 19 de novembro de terça a domingo das 9h às 17h. O ambiente está localizado na Estação Tiradentes do Metrô, no bairro da Luz, em São Paulo. O acesso à sala é livre aos usuários deste meio de transporte, portanto é necessário adquirir o bilhete para passar as catracas e acessar o espaço. Segundo dados da empresa que administra a linha, a média de passageiros nesta estação é de dezoito mil pessoas por dia.

 

Por A12

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.