Notícias › 23/01/2019

Papa aos indígenas: “Sejam corajosos diante dos desafios que os circundam”

Em vídeo gravado em espanhol, o papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens do Encontro Mundial da Juventude Indígena (EMJI), evento que precede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Panamá e que começou no dia 17 de janeiro na cidade de Soloy, capital da região indígena Ngäbe-Buglé, diocese de David. O encontro se encerra nesta segunda-feira, 21.

“Jovens indígenas, preservem suas culturas, suas raízes e delas, cresçam, floresçam, frutifiquem; celebrem a sua fé em Jesus Cristo a partir da riqueza milenar das suas culturas originais, mostrem o rosto indígena da nossa Igreja no contexto da JMJ e afirmem o nosso compromisso de proteger a Casa Comum e de colaborar na construção de um outro mundo possível, mais justo e mais humano”, afirmou o papa.

O lema escolhido para este primeiro Encontro Mundial de Jovens Indígenas (Emji), que se realiza na esteira da encíclica Laudato Si’, é “Assumir a memória do nosso passado para construir com coragem a esperança”. Estas são as palavras que o papa dirigiu aos jovens voluntários no final da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, em julho de 2016.

Gratos pela história e corajosos diante dos desafios

Francisco agradeceu a iniciativa da Seção para a Pastoral Indígena da Conferência Episcopal do Panamá, apoiada pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), e convidou os milhares de jovens de diferentes populações indígenas presentes no encontro a “refletir e celebrar sua fé em Jesus Cristo a partir da riqueza milenar de suas culturas originais”.

“Que esta seja a ocasião – continua o Pontífice – para responder ao convite, já dirigido aos jovens de outras épocas, a serem gratos pela história de seus povos e corajosos diante dos desafios que os circundam, para avançar cheios de esperança na construção de um outro mundo possível”.

Reagir à cultura do desperdício e ao esquecimento das raízes

Em relação aos temas abordados no encontro dos jovens indígenas até 21 de janeiro, o papa está convencido de que “estimularão a busca de respostas desde uma perspectiva evangélica, a tantas e tão escandalosas situações de marginalização, exclusão, desperdício e empobrecimento a que estão condenados milhões de jovens, especialmente jovens de povos indígenas, no mundo”.

Assumam suas raízes, mas projetem-nas no futuro

Na mensagem, o Papa Francisco saúda os jovens indígenas, marca com eles encontro no Panamá; e lhes concede sua bênção aos em língua quéchua: “Jatuaida, Jamorogodre”.

Uma aldeia indígena com stands, música e danças na JMJ

No dia 21 de janeiro, depois do encontro de Soloy, os jovens irão à Cidade do Panamá para participar da 34ª JMJ. Em um parque da cidade, está sendo preparada uma verdadeira aldeia indígena, com artesanato, música e dança.

Por Cristiane Murray, via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.