Notícias › 30/07/2019

Papa Francisco nomeia este novo capelão da Gendarmaria Vaticana

O Papa Francisco elegeu o sacerdote salesiano Francesco Fontana como novo capelão dos Serviços de Segurança e Proteção Civil do Estado da Cidade do Vaticano (Gendarmaria Vaticana).

Pe. Francesco Fontana também será o superior da comunidade salesiana que vive dentro do Vaticano, segundo informou em um comunicado a Sala de Imprensa vaticana, em 27 de julho.

Deste modo, Pe. Franco (chamado assim por seus amigos) substitui Dom Alberto Lorenzelli, o novo bispo auxiliar de Santiago, no Chile, no cargo de capelão e administrará também a Igreja de São Peregrino (“Chiesa di San Pellegrino”, em italiano) localizada dentro dos muros do Vaticano.

Em declarações ao Grupo ACI, Pe. Francesco Fontana assegurou que “recebe esta nomeação com grande serenidade, esperança e pelo grande carinho que tem pelo Papa Francisco”, assim como “com total adesão à vontade de Deus”.

No entanto, Fontana reconheceu que ser capelão da Gendarmaria Vaticana significa “um serviço à Igreja muito diferente daquele que viveu até agora”. Mas ressaltou que cumprirá seu serviço “salesianamente”, como fez recentemente com 2 mil jovens e suas famílias na comunidade salesiana de Santo Ambrósio, em Milão.

Nessa linha, Pe. Franco confidenciou ao Grupo ACI que “não esconde que sentirá saudades dos pequenos travessos”, mas garantiu que a partir de agora oferece “toda a sua disponibilidade” à sua nova comunidade e aos que lhe foram confiados em seu novo ministério para “caminhar juntos, viver em comunhão com a Igreja e com o Papa e crescer na fé no único Salvador do mundo para aproximarmo-nos, cada um no seu ritmo, a um conhecimento melhor e afetivo do Senhor Jesus”, disse.

Dados biográficos

Pe. Francesco Fontana nasceu na cidade de Treviglio (norte da Itália), em 15 de agosto de 1949, e é religioso salesiano desde 1968. Após seus estudos em filosofia e pedagogia, foi ordenado sacerdote em 14 de junho de 1980 pelo então Arcebispo de Milão, Cardeal Carlo Maria Martini.

Entre seus numerosos cargos pastorais, destaca-se o ministério educativo de jovem sacerdote que desenvolveu como professor, catequista e coordenador de formação em Parma e Bolonha (Itália).

Além disso, em 1989, foi nomeado diretor de um centro de recuperação de jovens e adolescentes de rua em Bolonha; em 1991, foi nomeado delegado da Pastoral Juvenil diocesana pelo Arcebispo de Bolonha, Cardeal Giacomo Biffi; e, nesses anos, foi também o Secretário Geral do Congresso Eucarístico Nacional da Itália, realizado em Bolonha em 1997.

Depois, foi delegado da Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana de Lombardia, desde 1997; Coordenador Nacional de Animação Missionária em Roma, desde 2008; Moderador da Cúria na diocese de Terni, desde 2013.

Por último, antes deste novo cargo no Vaticano, foi diretor do “Instituto Santo Ambrósio” em Milão, uma obra que inclui uma paróquia com um oratório, um centro juvenil, centro de formação profissional, um centro de psicologia e diversas escolas de diferentes graus.

Via ACI Digital

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.