Notícias › 22/07/2020

Papa no Rio: o verdadeiro “jeitinho brasileiro” é a solidariedade

Screenshot-4

A viagem do Papa Francisco ao Rio de Janeiro ficou marcada por inúmeros momentos: foi a primeira visita internacional do seu pontificado, a imagem do Pontífice preso no trânsito, as horas transcorridas no Santuário nacional em Aparecida, a multidão de jovens na orla de Copacabana.

No dia 22 de julho, na cerimônia de boas-vindas no Palácio Guanabara, assim Francisco se apresentou à população:

“Aprendi que para ter acesso ao Povo Brasileiro é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta. Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: ‘A paz de Cristo esteja com vocês!’”

“Nesta hora, os braços do Papa se alargam para abraçar a inteira nação brasileira, na sua complexa riqueza humana, cultural e religiosa. Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do Papa. Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já a todos abençoo. Obrigado pelo acolhimento!”

Mais água no feijão

Na programação, estava prevista também a visita à comunidade de Varginha, “que hoje representa todos os bairros do Brasil”.

Com os moradores, o Papa refletiu sobre a importância da cultura do acolhimento:

“Sei bem que quando alguém que precisa comer bate na sua porta, vocês sempre dão um jeito de compartilhar a comida: como diz o ditado, sempre se pode “colocar mais água no feijão”! Se pode colocar mais água no feijão? … Sempre? … E vocês fazem isto com amor, mostrando que a verdadeira riqueza não está nas coisas, mas no coração!”

Para Francisco, o povo brasileiro pode dar para o mundo uma grande “lição de solidariedade”.

“Queria lançar um apelo a todos os que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo!”

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.