Notícias › 24/05/2019

Pastoral familiar se reúne em Simpósio e Peregrinação no Santuário Nacional de Aparecida

Agentes da Pastoral Familiar de todo o país vão se reunir neste fim de semana (25 e 26), no Santuário Nacional de Aparecida, São Paulo, para a 11ª Peregrinação e o 9º Simpósio Nacional da Família. O encontro é realizado anualmente pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar e a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com o tema “Em Família, defendemos a Vida!” e lema “A Família, como vai”, a programação convida principalmente a um grito em defesa da dignidade da vida e um olhar atento à família na atualidade.

O bispo de Rio Grande (RS) e novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, dom Ricardo Hoepers, destaca que a família deve ser a primeira a proteger a vida desde a concepção até seu fim natural.

“A Família é o locus natural em que a vida tem uma dignidade que deve ser respeitada, especialmente para com os mais vulneráveis. Nela encontramos o abrigo seguro que o próprio Deus quis estar: na família de Nazaré”, destaca.

Ainda segundo dom Hoepers, além do tema a ser aprofundado, esse simpósio traz a marca de um clamor e de uma convocação, neste ano em que comemoramos 25 anos da Campanha da Fraternidade: “E a Família, como vai?”.

Divulgação

Além do presidente da comissão, convidados também vão ajudar no diálogo e reflexão dos temas abordados no simpósio. Entre eles padre Zezinho, que vai colaborar com sua sabedoria e experiência ao longo de mais de 50 anos de sacerdócio. Ele vai refletir o lema do evento: “A Família, como vai?”; dom Ricardo Hoepers, vai refletir o tema central: “Em Família, defendemos a Vida!”.

Outros assuntos importantes que tem repercutido e muito na realidade atual como a “Valorização da vida e suicidologia”, também contarão com o apoio de convidados. Esta temática será abordada pela a professora Nadja Cristiane da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e, da mesma instituição, o professor Alexandre Ernesto vai falar sobre “O cuidado centrado na pessoa”.

Além disso, a atriz e humorista Concessa do Canal Tecendo Prosa vai bater um papo sobre “A família atual”, a cantora e líder pró-vida, Zezé Luz, que já salvou inúmeros bebês do aborto e o fundador da Comunidade Jesus Menino, Tônio Tavares, que é pai de 42 filhos especiais são os outros dois convidados.

Para dom Hoepers, a proposta concreta desse encontro é acreditar em famílias missionárias. “Queremos chamar todas as famílias para que sejam, de fato, o lugar sagrado onde a vida é protegida, defendida e cuidada em todas as suas fases. O amor gera o cuidado, e quem cuida permanece amando”, ressalta.

A programação do sábado (25), conta ainda com a Missa de Abertura da 11ª Peregrinação, no Altar Central do Santuário. Ao final da celebração, uma Procissão Luminosa levará os participantes para outro momento de oração antes do show.

O novo presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB destaca ainda Maria, que segundo ele “nos atrai irresistivelmente a sermos família nos passos de Jesus”. Além disso, o bispo ressalta o “sim” de Maria que é o sim da alegria de ser família, de ir ao encontro de outras famílias para viver a solidariedade e o cuidado com a vinda de uma nova criança, isto é, de uma gravidez de risco, como fez com sua parenta Izabel. (Lc 1, 39-80).

“Agora todas as famílias do Brasil peregrinam para visitar Maria e agradecer sua maternidade, seu sim, sua proteção e sua presença que alenta nossos lares nos momentos de crise e sofrimento, finaliza”.

Show em tributo à vida

O Show “Vida In Concert – Em Família defedemos a Vida” vai contar com inúmeros convidados. Entre as presenças confirmadas: Eliana Ribeiro, Álvaro e Daniel, Davi Calazans, Dalcides, Cláudio Castro, Totó do Expresso HG e as bandas Veste Nova, Vida Reluz, Anjos de Resgate e Rosa de Saron. Os cantores Diego Fernandes e Zezé Luz serão os apresentadores da noite.

Simpósio Kids

Pela primeira vez, as crianças que acompanham os pais também serão contempladas no evento com o Simpósio Kids. A atividade vai contar com a presença da Turma dos Devotos Mirins do Santuário Nacional de Aparecida.

Via CNBB com foto de capa: A12.com

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.