Artigos › 25/03/2019

Pe. Reginaldo Manzotti: não podemos ser católicos pela metade

Quaresma já vai adiantada, estamos na terceira semana, que nos convida a escolher o caminho o qual percorrer. Para quem me acompanhou nas missas dominicais, esse foi o tema de minhas homilias: devemos percorrer um caminho de purificação e iluminação. E não existe outro caminho, senão Jesus Cristo.

No catecumenato, um caminho de iniciação cristã durante a Quaresma para aqueles que desejam a fé católica, o último domingo, foi feito o exorcismo, ou seja, a renúncia do mal e a escolha do bem. Ou seja, estamos em um momento de decisão.

Querendo ou não, somos bombardeados a todo momento por uma enxurrada de informações, muitas delas desencontradas, que podem nos confundir, não apenas quanto às nossas decisões humanas, mas também em nossa relação com Deus. Por isso, é muito importante purificarmos a fé, mantendo-a “limpa” das falsas verdades e dos incontáveis artifícios criados pelo Inimigo para nos ludibriar segundo seus interesses.

Sobre isso, Nosso Senhor alertou-nos, afirmando: “Muitos virão em Meu nome, dizendo: ‘Sou eu o Cristo’. E seduzirão a muitos” (Mt 24,5). Jesus ainda completou pedindo que não nos deixemos levar.

Isso significa que não podemos ser católicos pela metade, da mesma forma que não adianta o Brasil ser o país mais católico do mundo se, no fim de semana, as pessoas não comungam e não confessam. Devemos escolher o caminho e ser fieis nesse caminho.

É certo dizer que Deus está em todas as religiões, porque Sua essência está em todos os seres humanos, mesmo naqueles que não conheciam Deus antes de Jesus Cristo.

Na verdade, Deus é e sempre foi o mesmo, não muda. No entanto a revelação plena ocorreu por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Por isso pode-se afirmar que Deus está em todas as religiões como semente, mas apenas no cristianismo de forma desenvolvida e plena. Mas isso não nos faz melhores, pelo contrário, torna-nos ainda mais responsáveis.

Nesse processo, nós, cristãos, também podemos crescer no conhecimento em relação a Deus. Jesus O revelou completamente, mas quanto mais nós compreendemos as palavras do nosso Salvador, melhor é a compreensão de Deus e de Sua atuação em nossa vida, e assim, melhor podemos anunciá-Lo.

Encontramos tudo em Jesus Cristo. Ele quis fazer-se presente especialmente na Palavra e nos Sacramentos, por isso não perca seu tempo procurando respostas fora. Em Jesus está tudo o que precisamos para nossa vida. Tudo!

Sugiro aqui uma oração para que nossa fé seja firme, sem hesitações:

Senhor Jesus, Deus de infinita bondade, misericórdia e amor,
neste momento em que busco a experiência de um Deus verdadeiro,
purifica a minha fé.
Purifica todas as imperfeições da minha crença.
Purifica, no fogo do Teu Espírito,
tudo aquilo que vai se somando a minha espiritualidade,
mas a torna imperfeita.
Purifica as superstições e o ocultismo.
Purifica a tentação que tenho de dobrar meus joelhos aos ídolos.
Jesus caminho, verdade e vida.
Muitas vezes, num momento de desespero,
numa ânsia desenfreada de buscar respostas ás minhas dores,
Perco-me e meu coração acaba voltando-se para outros altares.
Reconduze-me – Senhor!!!!
Ajuda-me a buscar, na tua misericórdia, todas as graças de que necessito.
Manda teu Espírito sobre mim!
Espírito Santo, fonte de vida, de toda unção, graças e dons.
Espírito Santo – fonte de amor do Pai e do Filho,
Inspira-me sempre em toda a hora, palavras e atitudes.
Inspira-me o que fazer e como fazer.
Espírito Santo, com um raio de tua luz,
toca o meu coração e revigora-me na fé,
santifica-me no amor, unge-me na esperança.
Espírito Santo, força que me entusiasma, luz que me ilumina,
Vem resgatar aquilo que a vida levou a desilusão.
Vem trazer paz para meu coração e repousar sobre mim.
Amém.”

Por Padre Reginaldo Manzotti, via Aleteia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.