Notícias › 03/02/2021

PERSPECTIVAS PASTORAIS: COMISSÃO DE CULTURA E EDUCAÇÃO DA CNBB APONTA OS RUMOS DE ATUAÇÃO EM 2021

No webinar musical com a temática “Propostas Culturais e Educacionais – restrospetiva 2020”, realizado dia 25 de novembro de 2020, a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) além de avaliar o trabalho realizado no ano passado também projetou o tema central do seu trabalho neste ano: “A Pastoral nos ambientes de cultura e saber nos tempos da pandemia.

No encontro virtual, o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão, dom João Justino de Medeiros, indicou o caminho que será percorrido em 2021, um ano ainda marcado pelos desafios da pandemia.

“Mesmo com os desafios que às vezes parecem ser muito grandes em tempos de pandemia, nós estamos com muitas esperanças pois ganhamos muitos parceiros ao longo deste ano de 2020 e portas se abriram”, disse.

Segundo o presidente da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB, o sentido, talvez provocado pela própria pandemia, de que não devemos deixar ninguém para trás, criou um senso e um sentido bastante forte da inclusão de outros parceiros neste caminho e de ir atrás daqueles que talvez estavam deixados de lado.

Acompanhe, abaixo, quais são as prioridades e temas centrais de cada um dos quatro setores que integram a Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB:

– O Setor Cultura trabalhará o tema dos “diálogos das culturas e a fraternidade universal” inspirado, sobretudo, na grande provocação feita pelo Papa Francisco na sua última Encíclica Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e a amizade social.

– O Setor Bens Culturais continuará o diálogo intergovernamental em âmbito nacional e local. Um diálogo bonito e frutuoso certamente com as instituições do governo que cuidam dos bens patrimoniais.

– O Setor Universidades aprofundará a pandemia e novos ensinos (EAD, ensino híbrido, ensino remoto) envolvendo, como sempre vem tentando fazer fazer, os estudantes, professores e toda a comunidade acadêmica. O Setor Educação trabalhará na perspectiva da elaboração de “itinerários formativos para os educadores”.

– O Setor de Ensino Religioso concluirá o estudo sobre a confessionalidade, propondo que seja conhecido nos diferentes regionais da CNBB. Uma recepção estudo provocando também uma organização ou reorganização do setor ensino religioso nos regionais, nas províncias eclesiásticas e nas dioceses.

Dom João Justino destacou ainda que “a pandemia é também a oportunidade para novas passagens e que a Comissão tem conseguido desempenhar sua ação mesmo neste contexto. Passagem que é possível, na Comissão de Cultura e Educação, por meio do apoio de tantos que se somaram a nós. Que 2021 seja um tempo de vencer o novo Coronavírus, mas de sair mais amadurecidos desta experiência”, ressaltou.

Fonte: CNBB / Imagem: Reprodução web

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.