Notícias › 19/11/2018

Pontifícias Obras Missionárias completam 40 anos de fundação no Brasil

Quatro décadas de muitas histórias e dedicação ao trabalho missionário. No próximo dia 20 de novembro, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), que são organismos oficiais da Igreja Católica, celebra seu aniversário de fundação no Brasil.

“Uma história construída com a vida doada de muitos missionários e missionárias, sendo sinal de esperança nos locais mais necessitados. O caminho percorrido pelas POM é sinodal e de profunda comunhão, interligando todas as forças vivas das Igrejas particulares e dos conselhos missionários em diferentes âmbitos”, destaca o diretor Nacional das POM, padre Maurício Maurício, em editorial da Revista SIM.

Nesta segunda, 19 de novembro, na sede das POM em Brasília haverá um momento de celebração com ex-diretores, bispos, padres, religiosos e religiosas e lideranças das Obras para comemorar o aniversário dessa missão.

Durante a semana, o site oficial das POM vai publicar vídeos e materiais que relembram a história e o com a missão em todo o mundo. Além do lançamento da edição comemorativa da revista SIM, com testemunhos de pessoas que fizeram parte dessa trajetória.

A preparação para a celebração dos 40 anos teve início durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o lançamento do vídeo institucional. Na ocasião, padre Maurício destacou que o vídeo foi produzido para tornar a identidade, os objetivos e a missão das POM mais conhecidos nas Igrejas Particulares.

“O vídeo destaca que as POM é um organismo oficial do Vaticano, ligado à Congregação para Evangelização do Povos e no Brasil está em comunhão com organismos e comissões da CNBB”, destacou o diretor.

Ao longo de 2018, as POM realizou diversas atividades em comemoração à data, como o mês missionário em outubro, que fi um momento de mostrar para a Igreja no Brasil o trabalho missionário que vem se desenvolvendo no país.

Padre Maurício Jardim, explica que as POM são organismos oficiais da Igreja Católica que trabalham para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo.

“Os elementos comuns às quatro obras são a mística missionária e seu caráter pontifício. A mística que as identifica tem um tripé: oração, sacrifício e ofertas. Ou seja, a primeira obra é rezar pelas missões, pois o protagonista é o Espírito Santo, a segunda é a oferta existencial da própria vida e a terceira é a partilha econômica para a missão universal. O caráter pontifício significa que são obras do papa para toda a Igreja. Elas se desenvolvem com o apoio da Santa Sé que, ao fazê-las próprias, concede-lhes caráter universal”, ressalta.

As quatro Obras Missionárias da Congregação para a Evangelização dos Povos

? Pontifícia Obra Missionária para a Propagação da Fé, fundada por Pauline Marie Jaricot em 1822, visa suscitar o compromisso pela evangelização universal em todo o povo de Deus e promover nas Igrejas locais, a ajuda tanto espiritual como material;

? Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, fundada pelo Bispo de Nancy (França), Dom Carlos de Forbin-Janson em 1843, auxilia os educadores a despertar gradualmente a consciência missionária nas crianças e adolescentes, animando-as a partilhar a fé e os seus bens materiais com as crianças das regiões mais necessitadas; ajuda também promover as vocações missionárias desde a infância;

? Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apóstolo, fundada por Joana Bigard e sua mãe, Stephanie em 1889, visa sensibilizar o povo cristão acerca da importância do clero local nos territórios de missão, convidando-o a colaborar espiritual e materialmente na formação dos candidatos ao sacerdócio e à vida consagrada;

? Pontifícia União Missionária, fundada pelo Beato Padre Paolo Manna em 1916, visa a sensibilização missionária dos sacerdotes, dos seminaristas e da vida consagrada masculina e feminina. Esta Obra é como que a alma das outras Obras, porque ocupa-se especificamente com a formação missionária.

Um Mês Extraordinário para a Missão

O ano de 2019 também será especial para as POM. Em outubro a Igreja vai celebrar o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo papa Francisco, em honra ao centenário da carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV.

O tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, foi escolhido por Francisco para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja. O papa indica quatro dimensões para viver, mais intensamente, o caminho de preparação e realização do Mês Missionário Extraordinário.

* O encontro pessoal com Jesus Cristo vivo em sua Igreja: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária.

* O testemunho dos santos, dos mártires da missão e os confessores da fé, expressão das Igrejas dispersas em todo mundo.

* Formação missionária: escritura, catequese, espiritualidade e teologia.

* Caridade missionária.

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.