Artigos › 04/03/2020

Por que você precisa se conhecer para ser uma pessoa melhor?

girl-4366034-640

Uma das partes mais importantes da vida espiritual é entender a si mesmo e se auto-conhecer. Cada um de nós é criado diferente de todos os outros. Isso significa que nossa experiência de espiritualidade será diferente e nosso relacionamento com Deus não será o mesmo que nossos familiares ou amigos.

Pe. Basil Maturin escreveu um livro intitulado “Autoconhecimento e Autodisciplina”. Nele, o sacerdote explica por que é tão importante olhar para dentro de nós mesmos:

“Existem duas esferas de conhecimento nas quais todos os que estão se esforçando após um crescimento na vida espiritual devem avançar: o conhecimento de Deus e o conhecimento de si próprio… Quanto mais crescemos no conhecimento de Deus, mais profundo é o nosso conhecimento nós mesmos, e se alcançarmos algum conhecimento de Deus, deve haver algum autoconhecimento.”

Ambos os tipos de conhecimento se complementam e são necessários para avançar na vida espiritual.

Esta é uma das razões pelas quais Santo Inácio de Loyola dá instruções específicas em seus “Exercícios Espirituais”. Ele escreve que devemos “relatar nossa alma desde a hora em que chegamos ao presente Exame, hora a hora ou período a período: e primeiro quanto aos pensamentos, depois às palavras e depois às ações. ”

O objetivo do “exame” diário é expressar gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas e pedir perdão por quaisquer falhas descobertas.

Se não conhecermos a nós mesmos, nossas falhas e fraquezas (assim como nossas forças), não seremos capazes de crescer no amor a Deus ou ao próximo. Estaremos presos a velhos hábitos, incapazes de nos mover para qualquer lugar.

Maturin confirma que não podemos crescer em virtude, a menos que primeiro nos examinemos e compreendamos completamente nossas falhas e de onde elas vêm:

“Se, portanto, deve haver crescimento espiritual, deve haver um crescimento no autoconhecimento. Não podemos fazer nenhuma tentativa séria de vencer nossos pecados até que saibamos o que são eles.”

Tente, portanto, terminar ou começar o seu dia observando os eventos do dia anterior. Se você pecou, ??pergunte a si mesmo o que levou a isso. Se você experimentou alegria, o que levou aos seus sentimentos de felicidade?

Quanto mais sabemos sobre nós mesmos, mais podemos crescer em nosso conhecimento e amor a Deus.

Via Aleteia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.