Notícias › 03/03/2017

Projeto Lectionautas completa dez anos de atividades

O projeto Lectionautas, iniciativa das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) em parceria com o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), está completando dez anos de existência. Baseado no método da Lectio Divina, leitura orante da Bíblia, tem por objetivo promover a comunhão com Deus a partir de quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.

No Brasil, o projeto – que está presente em 20 países – é resultado de uma parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). “A juventude de hoje se caracteriza pela adesão incondicional à tecnologia. Buscam explicação para tudo na Internet, mas descobrem que, para certas questões, não existem respostas, a não ser em Deus. Ao incentivar a leitura bíblica, utilizando o meio digital, a Lectio Divina promove a aproximação deste jovem com a Bíblia, palavra viva de Deus, que fala a todas as gerações”, assegura o secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da SBB, Erní Seibert.

Segundo o assessor da Comissão para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, padre Antonio Marcos Depizzoli, o projeto é importante porque ajuda, de modo especial, a juventude a rezar com a bíblia. “Muito mais do que falar da Bíblia, ele ajuda você a falar com a Bíblia, a rezar com a Bíblia e a contemplar o texto bíblico”, afirma. Ainda de acordo com ele, o projeto tem um diálogo muito estreito com a contemporaneidade. “Ele se serve dos instrumentos que estão na mão da juventude, ou de grande parte dela pelo menos, onde de qualquer lugar, seja no celular, no tablet ou no computador pode-se fazer a leitura orante e quando se toma gosto por isso, daí em diante não tem fronteiras”, acrescenta.

Além de capacitar jovens líderes católicos para que ensinem outros jovens a ler a Bíblia com o método da Lectio Divina, o projeto também aproxima a juventude da Bíblia Sagrada e de seus ensinamentos e torna a Palavra de Deus relevante para a vida do jovem. A difusão da iniciativa está acontecendo por meio de encontros de capacitação para a leitura orante da Bíblia organizados pela CNBB. Desde 2010, quando tiveram início as capacitações, o projeto já alcançou mais de seis mil pessoas de todas as regiões do país.

Celebrações

Para celebrar uma década do projeto na América Latina, está sendo preparada uma série de atividades e capacitações por diferentes partes do Brasil. A programação foi discutida pela equipe de coordenação da CNBB e da SBB, em reunião realizada em 13 de fevereiro, na sede da CNBB, em Brasília (DF). Participaram o assessor da Comissão para a Animação Bíblico Catequética, padre Antonio Marcos; o assessor do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Danilo Pinto, e a gerente de Comunicação da SBB, Márcia Carneiro.

“A expectativa é que, neste ano, seja dado um novo impulso ao projeto, alcançado ainda mais cidades e formando jovens agentes multiplicadores da metodologia”, observa Márcia.

Padre Antonio Marcos explica que as capacitações ocorrerão nos dezoito regionais da CNBB, atendendo à meta formativa. “Essas capacitações têm como público-alvo a juventude e os catequistas. Para este ano, ainda temos duas atividades pensadas e uma delas é a Romaria da Juventude que vai acontecer em abril, durante a Assembleia Geral dos Bispos, onde vamos expor banners, folders, bíblias e manuais do projeto Lectionautas. O outro evento é uma oficina dos Lectionautas, que ocorrerá durante o Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, onde também ocorrerão panfletagens”, conta o assessor.

De acordo com padre Danilo Pinto, o Setor Universidades vai promover uma exposição, que contêm o processo de implementação do projeto Lectionautas no país. Além disso, o Setor também pretende oferecer oficinas, ao longo do ano, com capacitações para a juventude. 

No site do Projeto Lectionautas, os usuários podem ter acesso a outras informações sobre a iniciativa e notícias dos encontros realizados. Além disso, encontram a Lectio Divina dominical.

Acesse: www.lectionautas.com.br. Confira também a página do projeto no Facebook: Lectionautas Brasil.

Por CNBB, com SBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.