Artigos › 25/05/2017

Quais são os seus medos? O que fazer diante deles?

Queridos irmãos e irmãs, de que vocês têm medo? Medo de escuro? Medo de cara feia? Medo de ficar sem emprego? O que causa os seus medos? Sabemos que medos grandes e pequenos existem em nosso coração. Sabemos que esse sentimento serve para nos tornar mais prudentes.

Muitas pessoas têm medo do passado, medo das sombras do passado, as quais as arrastam e das quais não conseguem se libertar. Algumas têm medo do presente; outras, do futuro e do que vai acontecer com sua família. Até hoje, o medo faz parte de nossa vida. Na nossa sociedade, gostamos de inventar coisas de terror. Num filme de terror, embora saibamos que é criação, imaginação, ficamos até com o coração apertado.

Ouça os ensinamentos de Jesus

Jesus, no Evangelho, diante de Seus apóstolos, aterrorizados, diz: “Não tenhais medo, Eu estou convosco” (Marcos 6,50c e Mateus 28,20).

Muitas vezes ,você está apavorado no escuro, porque sua imaginação vai longe. Você ouve o barulho de um bichinho e imagina um monstro. Na nossa vida espiritual, muitas vezes, também existem “monstros”, porque estamos na “escuridão”, por isso é preciso iluminá-la. Um dos caminhos para superar o medo é a confissão, porque, nesse sacramento, você se depara com a verdade.

É preciso continuamente vencer o medo com a experiência da graça. A proposta é o amor, porque no amor não há temor.

Já tive medos

Nos primeiros anos do meu ministério sacerdotal, havia uma grande tarefa para eu assumir e estava com muito medo. Fui conversar com um santo sacerdote e ele me disse: “Use este lema: ‘Eu não vos temo, porque eu vos amo’”. Pois o amor vence todas as barreiras; a força do amor abala as estruturas do medo.

São Domingo Sávio dizia: “Antes a morte do que pecar”. Hoje, as pessoas têm medo da verdade, da morte, de Deus, mas não têm medo do pecado. Será que é bonito gostar dos sete pecados capitais?

Lute contra seus medos

Hoje, pedi a Deus um “santo medo”: o medo de pecar. Quero ter medo de pecar, quero ter medo de fazer o mal; esse é um medo sadio, porque é fruto do temor a Deus.

Deixemos que a graça de Deus nos afaste dos medos doentios e restaure em nós o temor a Ele. Que em tudo possamos ouvir a voz do Senhor que diz: “Coragem!”. Coragem para lutar contra o pecado.

Por Canção Nova, via Aleteia

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.