Notícias › 04/01/2018

Qual é a importância de viver a maturidade na oração?

Como deve ser a nossa oração? Orar com poder não quer dizer que nós sejamos poderosos; orar com poder é orar de forma tal, que deixemos de atrapalhar Deus, quando Ele faz Suas vontades em nossa vida.

Os discípulos de Jesus aproximaram-se d’Ele, da mesma forma que nos aproximamos d’Ele hoje: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11,1). Esse pedido nasceu da admiração deles, ao vê-Lo orando. Os discípulos se deram conta de que, não sabiam como orar, e pediram ao Senhor que os ensinasse.

Jesus se fez homem para nos ensinar o que é ser humano; porque não sabemos ser gente, ser humanos. Quando olhamos para o ser humano, vemos uma tarefa, uma missão: realizar os sonhos de Deus em sua vida. O Senhor nos criou com uma missão, um projeto, Ele se fez Homem para mostrar o que é ser homem.

É importante nos darmos conta de que fomos escolhidos por Deus e não viemos a este mundo por acaso. Existe um sonho de Pai, um projeto de Deus para nós, por isso, nossa primeira atitude deve ser a de nos esforçarmos para nos adequar a esse projeto divino.

A oração do Pai-Nosso
Jesus nos ensina a oração do Pai-Nosso em duas passagens, mas, em Lucas 11, ela está em uma forma mais abreviada: “Quando orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o Vosso nome, venha o Vosso Reino’”. Aqui já acontece uma revolução, algo extraordinário, o Senhor nos ensina a orar ao Pai para realizarmos o Reino d’Ele, o reinado de Deus em nossa vida.

No início, isso é um esforço humano, mas Deus nos visita e concede o dom, a graça de orar. Não somos nós, mas é Cristo que ora em nós pelo Seu Espírito. A Palavra diz que, o Senhor reza constantemente, como se vê no Evangelho de Marcos, quando Ele estava no Horto das Oliveiras: “Não seja feita a minha, mas a Tua vontade”. Para que isso aconteça, é preciso o conhecimento a respeito do querigma, ou seja, o primeiro anúncio do amor de Deus, da necessidade de renunciar ao pecado e buscar a conversão.

Os perigos da oração pagã
A oração pagã é diferente: nela, as pessoas perguntam qual é vontade delas e não a de Deus. Um exemplo de oração pagã moderna é o livro “O Segredo”. Nele, há puro paganismo, milhões de pessoas estão caindo nesse erro. A obra fala da lei da atração: se desejamos as coisas boas, estas acontecem, mas se desejamos as ruins, elas também acontecem. Segundo a autora, é preciso desejar intensamente aquilo que se quer. Sobretudo, são universitários e pessoas com um grau de cultura, que o estão adquirindo. São materialismo e paganismo disfarçados, os preceitos contidos nele são enganosos. Ela consegue nos enganar, porque mexe com o pecado original em nós: queremos ocupar o lugar de Deus em nossa vida. Tantas pessoas morrendo de fome na África (…). Será que essas pessoas não desejam comida?

Está faltando maturidade para compreender o que é a vida humana. Não podemos ser infantis e achar que, a nossa vontade é o melhor para nós. O pagão age como os profetas de Baal, os quais clamam por aquilo que desejam; já o cristão expressa o desejo de fazer a vontade de Deus. Se Cristo é nosso Mestre e Senhor, quem somos nós para achar que a nossa oração vai ser uma coisa fácil? Muitas vezes, fazer a vontade d’Ele é um verdadeiro “parto”, ou seja, doloroso, mas é sempre o melhor para nós. Mesmo que essa vontade nos assuste, mesmo que vejamos uma cruz, sabemos que por trás dela está a ressurreição para nós.

Nós estamos prontos para fazer a vontade de Deus? Façamos com que o nosso coração entre em sintonia com ela (vontade de Deus). Deus é o oleiro que modela o barro. Temos que parar de nos comportarmos como se fôssemos criadores.

Por Padre Paulo Ricardo

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.