Evangelho do dia › 14/07/2022

Quinta-feira da 15ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia)

Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).

Sem a graça de Deus, tudo vira grande fardo e todo esforço humano é inútil. Por isso, com o profeta expressamos: “Anseia por ti a minha alma e, com a força do espírito, te procuro no meu íntimo”.

Primeira Leitura: Isaías 26,7-9.12.16-19

Leitura do livro do profeta Isaías – 7O caminho do justo é reto, e tu ainda aplainas a estrada ao justo. 8Sim, no caminho dos teus juízos esperamos em ti, Senhor; para o teu nome e para a tua memória volta-se o nosso desejo. 9Quando vem a noite, anseia por ti a minha alma e, com a força do espírito, te procuro no meu íntimo. Quando brilharem na terra teus juízos, os habitantes do mundo aprenderão a ser justos. 12Senhor, hás de dar-nos a paz, como nos deste a mão em nossos trabalhos. 16Senhor, eles a ti recorreram na angústia; exageraram na superstição, e veio-lhes o teu castigo. 17Como a mulher grávida, ao aproximar-se o parto, geme e chora em suas dores, assim nós, Senhor, em tua presença. 18Concebemos e sofremos dores de parto, e o que geramos foi vento. Não demos à terra frutos de salvação, não fizemos nascer habitantes para o mundo. 19Reviverão os teus mortos e se levantarão também os meus mortos. Despertai, cantai louvores, vós que jazeis no pó! Senhor, é orvalho de luz o teu orvalho, e a terra trará à luz os falecidos. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 101(102)

O Senhor olhou a terra do alto céu.

1. Vós, Senhor, permaneceis eternamente, / de geração em geração sereis lembrado! / Levantai-vos, tende pena de Sião, / já é tempo de mostrar misericórdia! / Pois vossos servos têm amor aos seus escombros / e sentem compaixão de sua ruína. – R.

2. As nações respeitarão o vosso nome, / e os reis de toda a terra, a vossa glória; / quando o Senhor reconstruir Jerusalém / e aparecer com gloriosa majestade, / ele ouvirá a oração dos oprimidos / e não desprezará a sua prece. – R.

3. Para as futuras gerações se escreva isto, / e um povo novo a ser criado louve a Deus. / Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, / e o Senhor olhou a terra do alto céu, / para os gemidos dos cativos escutar / e da morte libertar os condenados. – R.

Evangelho: Mateus 11,28-30

Aleluia, aleluia, aleluia.

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, / e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos. e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Jesus convida todos os cansados e abatidos: “Venham a mim e eu lhes darei descanso”. São sentimentos e expressões de conforto para a humanidade sufocada e desorientada. Por meio de seu exemplo, procura ensinar os abatidos a tornar a vida mais leve e serena. É um convite dirigido a todos, principalmente aos que se encontram sufocados pelos pesados fardos. A pergunta vem espontaneamente: como aliviar o fardo de quem está doente, faminto, desempregado, sem teto? Somente com uma sociedade justa e solidária é possível aliviar os fardos de muitos sofredores. Muitas vezes tornamos nossa vida pesada pela preocupação com o acúmulo, com o consumismo, com a busca dos primeiros lugares ou com a vivência de uma religião moralista e legalista, cheia de norminhas. O Mestre, manso e humilde, sem muitas pretensões, é o centro ao redor do qual se reúnem os pequeninos que aprendem dele a leveza da vida.(Dia a dia com o Evangelho 2022)

FONTE: PAULUS