Notícias › 03/02/2021

Rede Thalita Kum organiza Maratona mundial de oração contra o tráfico de pessoas

Em 8 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas, que em 2021 terá uma programação especial.

Thalita Kum, a Rede Internacional de Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas (União Internacional das Superioras Gerais UISG + União Internacional dos Superiores Gerais USG) organiza no Dia Internacional de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas, uma Maratona Mundial de oração on-line de 7 horas, em cinco línguas, reunindo em direta streaming diversas áreas do planeta.

O evento terá lugar no dia 8 de fevereiro, das 10h00 às 17h00 CET, e poderá ser acompanhado ao vivo em: www.youtube.com/c/preghieracontrotratta

O tema escolhido para 2021 é “Economia sem tráfico de pessoas” e a hashtag oficial é #PrayAgainstTrafficking.

Esta VII edição destaca uma das principais causas do tráfico de pessoas, ou seja, o modelo econômico dominante, cujos limites e contradições são exacerbados pela pandemia de Covid-19.

Todas as informações podem ser encontradas no site em português, e com opções em italiano, inglês, espanhol e francês: https://preghieracontrotratta.org/?lang=pt

Oração

Evangelho de Lucas 4:18-19

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.”

 

Reflexão

O principal promotor do tráfico de pessoas é o neoliberalismo, o modelo econômico dominante do nosso tempo. Promove incessantemente o pressuposto de que a criação de riqueza para as empresas e indivíduos que já são ricos “deslizará para baixo” ajudando os setores desfavorecidos da população. Tantas vezes se revelou falso. No mesmo ritmo em que os ricos desfrutam de imenso lucro, para os pobres aumentam as probabilidades contrárias. Com este modelo, atualmente há mais pessoas traficadas e escravizadas do que em qualquer outro momento histórico. E os lucros resultantes das vítimas do tráfico de pessoas são enormes, especialmente nos setores de mineração, agricultura, turismo, manufatura, construção civil, trabalho doméstico, prostituição e transplantes de órgãos. Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas Economia sem tráfico de pessoas 8 de fevereiro de 2021.

O Papa Francisco nos implorou para “difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”. Se aceitarmos esse convite e nos abrirmos para viver de modo mais simples e compassivo, e a desafiar os nossos líderes econômicos e políticos, os nossos modelos econômicos poderiam, finalmente, iniciar a eliminar as diferenças entre privilégio e pobreza. Se escolhermos de não aceitar esse convite, a libertação dos oprimidos que Jesus pede no Evangelho Segundo Lucas será difícil, se não impossível, de conseguir. (*Laudato Si’ do Santo Padre Francisco sobre o Cuidado da Casa Comum, #215, 2015.)

 

A oração de encerramento

Santa Josefina Bakhita, escravizada quando criança, enfrentou dificuldades e sofrimentos indescritíveis. Uma vez liberta de sua escravidão física, encontrou a verdadeira redenção no encontro com Cristo e sua Igreja. Santa Bakhita, ajuda todos aqueles que estão presos em situação de escravidão; Intercede junto a Deus para que as correntes de suas prisões possam ser quebradas. Faz com que Deus liberte aqueles que escravizam os outros. Conforte os sobreviventes da escravidão e deixe-os que te vejam como um exemplo de esperança e fé. Ajude todos os sobreviventes a encontrar a cura de suas feridas. Rogamos por tuas orações e intercessões por aqueles que são escravos entre nós. Amém. (Papa Francisco, 2018)

Fonte: Vatican News / Imagem: preghieracontrotratta.org

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.