Notícias › 02/03/2017

Restauração da Igreja da Natividade e S. Sepulcro tem ajuda do Vaticano

A Santa Sé oferecerá uma “doação substanciosa” para contribuir com os trabalhos de restauração em andamento quer na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, como na Basílica da Natividade, em Belém.

A informação à Agência Fides é do Diplomata Issa Amil Kassissieh, Embaixador do Estado da Palestina junto à Santa Sé.

A intenção da Santa Sé foi confirmada ao embaixador pelo Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, durante encontro realizado na segunda-feira, no Vaticano.

“Os frades franciscanos da Custódia da Terra Santa – refere o Embaixador palestino – anunciaram que divulgarão em breve a entidade responsável e o mecanismo em como ocorrerá a doação. Desde então, em nome do Presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas e do povo palestino, agradeci a Santa Sé pelo empenho em favor da justiça e da paz na Terra Santa, e nos lugares onde nasceu e onde foi crucificado Nosso Senhor Jesus Cristo”.

A restauração da Basílica da Natividade, em Belém, teve início em 2013, e testemunhou a colaboração entre as três comunidades religiosas (Greco-ortodoxos, Armênios e Franciscanos da Custódia) que tem específicos direitos e propriedade sobre as igrejas, regulamentados por um status quo.

Já os trabalhos na Edícula do Santo Sepulcro iniciaram em 8 de maio de 2016. Também no Santo Sepulcro, o projeto de requalificação, a um custo de 3,3 milhões de dólares, foi apoiado pela Igreja Católica, pela Igreja Greco-ortodoxa e pela Igreja Armênia Apostólica.

Em abril de 2016, o Rei da Jordânia Abdullah II, já havia doado, a título de “beneficência real” (Makruma), um consistente valor em favor do projeto.

Em outubro passado, também o Presidente palestino havia oferecido, a título de “contribuição pessoal”, uma doação para apoiar os trabalhos de restauração da Edícula do Santo Sepulcro.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.