Evangelho do dia › 03/09/2022

Sábado da 22ª semana do Tempo Comum

SÃO GREGÓRIO MAGNO

PAPA E DOUTOR DA IGREJA

(branco, pref. comum, ou dos pastores, – ofício da memória)

O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

Gregório nasceu em Roma no ano 540 e lá faleceu em 604. “Grande vigilante de Cristo”, foi prefeito de Roma, cargo a que renunciou para entrar na vida monástica. Foi escolhido para ocupar a cátedra de Pedro no ano 590. Governou a Igreja com sabedoria, justiça e tolerância. Promoveu o “canto gregoriano”. A exemplo desse papa e doutor da Igreja, dediquemo-nos ao Reino de Deus com ardente zelo e constante oração.

Primeira Leitura: 1 Coríntios 4,6-15

Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios – 6Irmãos, apliquei essa doutrina a mim e a Apolo por causa de vós, para que o nosso exemplo vos ensine a não vos inchar de orgulho, tomando o partido de um contra outro, e a “não ir além daquilo que está escrito”. 7Com efeito, quem é que te faz melhor que os outros? O que tens que não tenhas recebido? Mas, se recebeste tudo que tens, por que, então, te glorias, como se não o tivesses recebido? 8Vós já estais saciados! Já vos enriquecestes! Sem nós, já começastes a reinar! Oxalá estivésseis mesmo reinando, para nós também reinarmos convosco! 9Na verdade, parece-me que Deus nos apresentou, a nós, apóstolos, em último lugar, como pessoas condenadas à morte. Tornamo-nos um espetáculo para o mundo, para os anjos e os homens. 10Nós somos os tolos por causa de Cristo; vós, porém, os sábios nas coisas de Cristo. Nós somos os fracos; vós, os fortes. Vós sois tratados com toda a estima e atenção, e nós, com todo o desprezo. 11Até a presente hora, padecemos fome, sede e nudez; somos esbofeteados e vivemos errantes; 12fadigamo-nos, trabalhando com as nossas mãos; somos injuriados, e abençoamos; somos perseguidos, e suportamos; 13somos caluniados, e exortamos. Tornamo-nos como que o lixo do mundo, a escória do universo, até o presente. 14Escrevo-vos tudo isso não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos admoestar como meus filhos queridos. 15De fato, mesmo que tivésseis dez mil educadores na vida em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do Evangelho, vos gerei em Jesus Cristo. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 144(145)

O Senhor está perto de quem o invoca!

1. É justo o Senhor em seus caminhos, / é santo em toda obra que ele faz. / Ele está perto da pessoa que o invoca, / de todo aquele que o invoca lealmente. – R.

2. O Senhor cumpre os desejos dos que o temem, / ele escuta os seus clamores e os salva. / O Senhor guarda todo aquele que o ama, / mas dispersa e extermina os que são ímpios. – R.

3. Que a minha boca cante a glória do Senhor † e que bendiga todo ser seu nome santo / desde agora, para sempre e pelos séculos. – R.

Evangelho: Lucas 6,1-5

Aleluia, aleluia, aleluia.

Sou o caminho, a verdade e a vida: / ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” 3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

A lei do sábado, com o passar do tempo, tornou-se instrumento de opressão. Havia um tipo de tradição rígida, encabeçada por um grupo chamado fariseu, especialista em exigir dos outros o cumprimento de 613 preceitos. Com tanta lei assim, a vida ficava impossível de ser sentida. A liberdade com a qual Deus dotou o homem tornava-o refém de um emaranhado de práticas vazias. A comunidade dos discípulos de Jesus é chamada a viver na sua profundidade, sem a necessidade de se enrolar em falsos preceitos, inventados unicamente para satisfazer formalidades. O seguidor de Jesus vai ao essencial, naquilo que toca a existência e a enche de significado. Jesus é o sentido.(Dia a dia com o Evangelho 2022)

FONTE: PAULUS