Evangelho do dia › 31/07/2023

Segunda-Feira da 17° Semana do Tempo Comum

SANTO INÁCIO DE LOIOLA

PRESBÍTERO E FUNDADOR

(branco, pref. comum, ou dos pastores – ofício da memória)

Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos; e toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor (Fl 2,10s).

Inácio nasceu na Espanha, em 1491, e faleceu na Itália, em 1556. Em sua juventude, dedicou-se ao serviço militar. Ferido gravemente em batalha, passou o longo tempo de recuperação lendo a vida de Cristo e dos santos, experiência que foi fundamental para uma mudança radical em seu ser. Estudou filosofia e teologia em Paris, onde fundou a Companhia de Jesus, os Jesuítas. É autor do famoso livro Exercícios espirituais. Celebrando sua memória, peçamos por todos aqueles que se consagram ao anúncio incansável do Reino.

Primeira Leitura: Êxodo 32,15-24.30-34

Leitura do livro do Êxodo – Naqueles dias, 15Moisés voltou do cume da montanha, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, que estavam escritas de ambos os lados. 16Elas eram obra de Deus, e a escritura nelas gravada era a escritura mesma de Deus. 17Josué, ouvindo o tumulto do povo que gritava, disse a Moisés: “Há gritos de guerra no acampamento!” 18Moisés respondeu: “Não são gritos de vitória nem gritos de derrota; o que ouço são vozes de gente que canta”. 19Quando chegou perto do acampamento e viu o bezerro e as danças, Moisés encheu-se de ira e arremessou por terra as tábuas, quebrando-as no sopé da montanha. 20Em seguida, apoderou-se do bezerro que haviam feito, queimou-o e triturou-o, até reduzi-lo a pó. Depois, espalhou o pó na água e fez os filhos de Israel beberem dela. 21Moisés disse a Aarão: “Que te fez este povo, para atraíres sobre ele tão grande pecado?” 22Aarão respondeu: “Não se indigne o meu senhor. Tu bem sabes que este povo é inclinado ao mal. 23Eles me disseram: ‘Faze-nos deuses que caminhem à nossa frente, pois, quanto àquele Moisés que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu’. 24Eu, então, lhes disse: ‘Quem de vós tem ouro?’ Eles trouxeram ouro e me entregaram, e eu lancei-o no fogo e saiu este bezerro”. 30No dia seguinte, Moisés disse ao povo: “Vós cometestes um grandíssimo pecado. Mas vou subir ao Senhor para ver se de algum modo poderei obter perdão para o vosso delito”. 31Moisés voltou para junto do Senhor e disse: “Ah! Este povo cometeu um grandíssimo pecado: fizeram para si deuses de ouro. 32Peço-te que lhe perdoes esta culpa, senão, risca-me do livro que escreveste”. 33O Senhor respondeu a Moisés: “É aquele que pecou contra mim que eu riscarei do meu livro. 34E agora vai e conduze este povo para onde eu te disse. O meu anjo irá à tua frente; mas, quando chegar o dia do castigo, eu os punirei por este seu pecado”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 105(106)

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

1. Construíram um bezerro no Horeb / e adoraram uma estátua de metal; / eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, / pela imagem de um boi que come feno. – R.

2. Esqueceram-se do Deus que os salvara, / que fizera maravilhas no Egito; / no país de Cam fez tantas obras admiráveis, / no mar Vermelho, tantas coisas assombrosas. – R.

3. Até pensava em acabar com sua raça, / não se tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, / intercedendo junto a ele / para impedir que sua ira os destruísse. – R.

Evangelho: Mateus 13,31-35

Aleluia, aleluia, aleluia.

Deus nos gerou pela Palavra da verdade / como as primícias de suas criaturas (Tg 1,18). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 33Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

“Vou abrir a boca em parábolas. Vou proclamar coisas escondidas desde a fundação do mundo”. Essas sublimes palavras (Sl 78,2), Mateus as aplica a Jesus, que nos apresenta aqui duas parábolas. A primeira mostra o início quase imperceptível do Reino dos céus e sua grandiosidade após a expansão, e sugere, com a imagem dos pássaros, a entrada de muitos no Reino. A segunda parábola, a do fermento, é uma variante doméstica da anterior: o Reino cresce e se propaga continuamente com a força da graça divina, ainda que de modo discreto, dentro das realidades humanas. As duas parábolas vêm iluminar aqueles que, diante de tanta injustiça no mundo, são tentados a desanimar ou desistir. O importante é prosseguir, investindo nossa vida na edificação do Reino de Deus. A seu tempo, ele dará maravilhosos frutos.(Dia a Dia com o Evangelho 2023)

FONTE: PAULUS