Evangelho do dia › 31/10/2022

Segunda-feira da 31ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia)

Não me abandoneis jamais, Senhor; meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s)

Os cristãos são convidados a um exercício constante de relacionamento fraternal: “Nada façais por competição ou vanglória, mas com humildade”. Na Eucaristia colhemos forças para perseverar nesse difícil, mas gratificante caminho.

Primeira Leitura: Filipenses 2,1-4

Leitura da carta de São Paulo aos Filipenses – Irmãos, 1se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 130(131)

Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

1. Senhor, meu coração não é orgulhoso, / nem se eleva arrogante o meu olhar; / não ando à procura de grandezas / nem tenho pretensões ambiciosas! – R.

2. Fiz calar e sossegar a minha alma; / ela está em grande paz dentro de mim, / como a criança bem tranquila, amamentada / no regaço acolhedor de sua mãe. – R.

3. Confia no Senhor, ó Israel, / desde agora e por toda a eternidade! – R.

Evangelho: Lucas 14,12-14

Aleluia, aleluia, aleluia.

Se guardais minha palavra, diz Jesus, / realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isso já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Ó Jesus Mestre, com exemplos do cotidiano, reforças a ideia de que, na tua comunidade, quem quiser ser o maior seja o servidor dos outros. Este é o caminho, Senhor, que nos propomos seguir. Amém.(Dia a dia com o Evangelho 2022)

FONTE: PAULUS