Semana Nacional da Vida teve abertura feita por Dom Maurício na Catedral

Dom-Maurício-Grotto-de-CamargoNa última quarta-feira (1), foi realizada na Catedral Metropolitana – Basílica Menor de Sant’Ana a abertura da Semana Nacional da Vida em nossa paróquia e arquidiocese. O tema definido pela CNBB para esse ano é “Vida e Missão: Lançar as redes em águas mais profundas”.

Dezenas de pessoas participaram da Missa que foi presidida pelo nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Maurício Grotto de Camargo. Em sua reflexão, o arcebispo destacou a luta da Igreja Católica em defesa da Vida. Falou também dos grandes serviços de proteção e recuperação que as Pastorais, Movimentos e Grupos realizam.

Dom Maurício destacou o serviços de recuperação de jovens, homens e mulheres, realizado pela Fazenda da Esperança que logo teremos instalada em nossa cidade. “Um grande exemplo da luta pela vida é a Fazenda da Esperança, pois quando muitos não acreditam no resgate da pessoa humana desfigurada pelas drogas, essa instituição através da Vivência da Palavra de Deus os recupera para uma vida nova” ressaltou o arcebispo.

A Semana Nacional da Vida que teve início na quarta-feira, 1, vai até o dia 7 de outubro. No dia 8 a Igreja celebra o Dia do Nascituro.

 

“Hora da Vida” 2014 propõe celebrar a dignidade da pessoa humana

 

familia300Em sua 4ª edição, o subsídio “Hora da Vida” faz um convite à sociedade para a celebração da Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, e Dia do Nascituro, comemorado na quarta-feira, 8. Trata-se de uma mobilização em todo o país, com intensa programação nas dioceses, paróquias e comunidades, com objetivo de propor a sociedade debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural.

De acordo com o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Carlos Petrini, “compreender e admirar são passos necessários para acolher e respeitar a vida, para superar a visão da cultura dominante que tende a banalizar e a considerar de maneira superficial”.

A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da CNBB. O Dia do Nascituro celebra o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. Visando auxiliar na organização e vivência das atividades de evangelização destas datas, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar oferecem o subsídio “Hora da Vida” 2014.

A edição 2014 traz como tema de reflexão é “Vida e Missão: lançar as redes em águas mais profundas”, propondo sete encontros, com diferentes abordagens. O primeiro tema é “Vida e cultura do encontro”, tendo como base os ensinamentos da primeira Exortação Apostólica do papa Francisco, “Evangelli Gaudium”. Outras temáticas são sugeridas para as reuniões em grupos como responsabilidade política e social, educação para o amor, memória e gratidão; todos eles voltados para a reflexão sobre a vida.

Dom Petrini explica que o material “constitui em uma preciosa ajuda para compreender; com fundamento em conhecimentos científicos e teológicos, a beleza da vida, sua grandeza e dignidade, seu incomparável amor; numa linguagem acessível, mesmo para quem não é especialista”.

Santificar a vida

O “Hora da Vida” deste ano tem a colaboração da Comissão da Pastoral Familiar do regional Sul 4 da CNBB. No texto de apresentação, o bispo de Caçador (SC) e referencial da Pastoral Familiar, dom Severino Clasen, explica sobre o tema escolhido. “Queremos uma pátria livre de opressão, contra toda espécie de exploração e atitudes que machucam a vida”. O bispo lembrou que todos são “chamados a cuidar e preservar a vida como dom maior”, e ainda, “santificar a vida”.

O material contém discursos e homilias do papa Francisco sobre a missão e a vida, além de reflexão do pontífice a respeito da proteção do nascituro. As comunidades contam com sugestões de celebrações e roteiros de vigílias de oração, bênção para crianças, pessoa idosa e enfermas. A Comissão Nacional orienta que se organizem reuniões familiares, comunitárias e de grupos, em todos os ambientes para aprofundar o valor único e próprio da vida. Outras iniciativas podem ser promovidas na cidade como caminhadas, seminários de estudos, fóruns de debates, entre outros.

Como adquirir

O subsídio está disponível para venda com os casais coordenadores paroquias, diocesanos e regionais da Pastoral Família e pelo site www.lojacnpf.org.br. Pedidos também podem ser feitos pelos telefones (61) 3443 2900 / Fax: (61) 3443-4999 ou por e-mail vendas@cnpf.org.br

Fonte: Imprensa CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.