Notícias › 12/06/2020

Seminários online preparam “Economia de Francisco”

rome-5195044-640

Tem continuidade nesta sexta-feira a série Economy of Francesco On-life seminars: moving towards a post-Covid better world, promovida pelo comitê científico The Economy of Francesco e transmitida ao vivo pelas redes sociais do evento internacional The Economy of Francesco.

O ciclo de seminários reúne jovens economistas e empreendedores de todo o mundo com algumas personalidades de renome internacional engajadas na área da economia, do desenvolvimento, do trabalho, das finanças e do meio ambiente.

Nesta sexta-feira, 12 de junho, às 18h (horário italiano), grande expectativa pelo quinto encontro, intitulado “Uma visão sistêmica da vida”, com o físico e teórico dos sistemas Fritjof Capra, co-fundador e diretor do Center for Ecoliteracy, em Berkeley, Califórnia. Seu campo de pesquisa se estende desde os fundamentos da física teórica até as implicações sócio-filosóficas da ciência moderna.

“Um sistema econômico alternativo requer uma abordagem sistêmica e transdisciplinar, capaz de integrar economia, ecologia e ética” – afirma o conhecido estudioso. “Os problemas cruciais de nossa época – energia, meio ambiente, mudança climática, segurança alimentar, segurança financeira – não podem ser estudados e entendidos separadamente, pois são problemas sistêmicos, ou seja, estão todos interconectados e são interdependentes.”

Já em 18 de junho, às 17h (horário italiano), será a vez de Carlo Petrini, fundador do movimento internacional Slow Food, um dos principais oradores do evento Economia de Francisco.

Gastronomista e escritor, Petrini dialogará com os jovens em um webinar intitulado “Por uma nova economia de relações: o papel da comida”. Que uma mudança no paradigma econômico seja necessária, salta aos olhos de todos. Nesse contexto, um bom alimento, limpo e correto, as boas práticas alimentares e nossas escolhas diárias, são instrumentos fortemente relacionais capazes de construir uma nova economia a serviço do bem comum.

Os encontros de junho tiveram início na sexta-feira, 5, com o economista Jeffrey Sachs, professor de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Columbia, em Nova York, e um dos autores do anual World Happiness Report.

Por ocasião do Dia do Meio Ambiente, Sachs participou de uma conversação intitulada “A busca da felicidade e além”. Segundo o ensaísta estadunidense, desenvolvimento sustentável também significa promover a felicidade. O foco do Relatório deste ano foi – não por acaso – o ambiente, social, urbano e natural.

A conversa de Sachs com jovens economistas – acompanhada por centenas de pessoas conectadas via streaming de todo o mundo – tratou, em particular, da relação entre felicidade e economia, ética das virtudes e promoção de comportamentos virtuosos entre os atores socioeconômicos.

Os eventos podem ser acompanhados no canal do YouTube “The Economy of Francesco“.

Para maiores informações e para acompanhar os eventos em streaming: www.francescoeconomy.org

As informações são do padre Enzo Fortunato OFM, diretor responsável pela comunicação do evento “Economia de Francisco”.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.