Notícias da catedral › 24/08/2014

Seminaristas participam de Retiro Inaciano com o Pe. Nelson

seminaristas

Seminaristas junto com Pe. Nelson.

Entre os dias 15,16 e 17 de agosto os seis seminaristas do curso Propedêutico e um da Teologia da Arquidiocese de Botucatu, participaram de um retiro em Indaiatuba no Centro de Espiritualidade Inaciana – Vila Kostka – Itaici. Quem os acompanhou nesse retiro chamado L1 (Exercícios Espirituais para Leigos 1), foi o  nosso vigário paroquial, que também atua como diretor de estudos do Seminário Arquidiocesano São José, Pe. Nelson.

Segundo Pe. Nelson, ele conheceu os Exercícios Espirituais Inacianos quando ainda era seminarista, cursando a teologia na faculdade dos Jesuítas. Ainda segundo o padre “os exercícios espirituais o ajudam muito em sua caminhada vocacional”,  ele passou por todo o processo dos retiros de finais de semana, oito dias e de trinta dias.  Hoje ele contribui durante o ano na orientação das pessoas que vão até Itaici conhecer e experienciar a Espiritualidade Inaciana.

Em nossa paróquia, acontece todo primeiro sábado do mês as 8h30 na Capela da Santíssima Trindade (antigo seminário), os  encontros de Espiritualidade Inaciana. Quem desejar conhecer mais sobre esse método de oração pode procurar nosso vigário paroquial.

 

Conheça a Espiritualidade Inaciana:

Exercícios Espirituais, segundo Santo Inácio de Loiola, são “qualquer modo de examinar a consciência, meditar, contemplar, orar vocal ou mentalmente e outras atividades espirituais… Porque, assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais também se chamam exercícios espirituais os diferentes modos de a pessoa se preparar e dispor para tirar de si todas as afeições desordenadas e, tendo-as afastado, procurar e encontrar a vontade de Deus, na disposição de sua vida para o bem da mesma pessoa” .

Partindo deste pressuposto e baseado em sua própria experiência espiritual, Inácio de Loiola escreveu um roteiro a fim de ajudar os outros em seu crescimento espiritual: o livro dos Exercícios Espirituais. Consistem em um modo e um roteiro, totalmente fundamentado na experiência do santo, para ajudar as pessoas a perceber e acolher a íntima ação de Deus em sua vida, e acolhê-la em uma dinâmica de uma participação cada vez mais efetiva na Vida e na Missão de Jesus Cristo.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.