Notícias › 15/03/2017

Site oficial da viagem do Papa a Fátima

O Santuário de Fátima acaba de lançar o site da viagem do Papa à Cova da Iria, de 12 a 13 de maio, apresentando informações para peregrinos e dados biográficos de Francisco.

O Papa vai chegar à Base Área de Monte Real, onde Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991) também estiveram rumo a Fátima, seguindo para o santuário nacional de helicóptero.

Fátima e os Papas

A página evoca a primeira viagem de um Papa a Fátima, há 50 anos, realçando que presidente do Conselho, Oliveira Salazar, “chegara a pensar em proibir a visita, não emitindo os necessários vistos”, mas acabou por aceitar a viagem do pontífice “enquanto peregrino de Fátima”, segundo relato de Franco Nogueira, ministro dos Negócios Estrangeiros.

“É numa conjuntura totalmente diferente, mas com motivações idênticas, que Francisco viaja até Fátima para, com os portugueses, rezar junto da Imagem da Virgem Maria, num dos maiores santuários marianos do mundo”, lê-se.

Informações à imprensa e aos peregrinos

A diretora de comunicação e porta-voz do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia, explica que a instituição quer propor um conjunto de subsídios particularmente destinados aos peregrinos, num “ano jubilar” que assinala o Centenário das Aparições.

“Para facilitar a comunicação, criamos um site, onde há um conjunto de informações úteis, dirigidos essencialmente à imprensa mas também ao comum dos peregrinos”, precisa.

página apresenta a imagem que ilustra o cartaz desta visita, no Centenário das Aparições, oferecendo aos visitantes dados para quem pretende se deslocar à Cova da Iria a pé, de carro ou integrado num grupo, prevendo ainda casos de necessidades especiais.

Além do hino, logótipo, cartaz e oração oficiais, os visitantes podem conhecer vários dados sobre locais e a história de Fátima, a sua relação com os Papas, informações de segurança e “curiosidades” sobre a vida da Igreja Católica em Portugal ou sobre o papamóvel, por exemplo.

A página dedica uma secção à relação entre “Francisco e Fátima”, recordando que a imagem venerada na Capelinha das Aparições já esteve no Vaticano, em outubro de 2013, para o encerramento da Jornada Mariana do Ano da Fé.

O Papa vai chegar a Fátima dentro de dois meses, para tornar-se o quarto pontífice a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.