Notícias › 30/03/2017

Vaticano apresenta carta do Papa para 9ºEncontro Mundial das Famílias

O Vaticano apresentou nesta quinta-feira, 30, a carta do Papa Francisco para o 9º Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em 2018 em Dublin, na Irlanda. O documento inicia os preparativos anunciando a data do evento, 21 a 26 de agosto com o tema “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”.

Na carta, Francisco apresenta algumas orientações para que as famílias possam se preparar para o encontro. Uma delas é a reflexão e a partilha da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, sobre o amor na família, documento publicado após o Sínodo da Família.

O Santo Padre destaca que o Evangelho e a família continuam sendo uma boa notícia para o mundo de hoje. “A família é o ‘sim’ do Deus Amor. Somente a partir do amor a família pode manifestar, difundir e regenerar o amor de Deus no mundo. Sem o amor não se pode viver como filhos de Deus, como casal, pais e irmãos”, afirma.

A ênfase do Papa na carta é justamente para o amor, ele propõe que as famílias sempre se perguntem se estão vivendo a partir do amor, o que significa perdoar-se, respeitar o outro, doar-se ao outro. E voltou indicar as três palavras-chave para a boa convivência familiar: “por favor”, “obrigado” e “desculpa”.

O Papa também fala da família como lugar de misericórdia e testemunha de misericórdia. “Depois do Jubileu Extraordinário, o serão ainda mais e o Encontro de Dublin poderá oferecer sinais concretos”.

A carta foi endereçada ao prefeito do órgão vaticano para os leigos, a família e a vida, Cardeal Kevin Farrel, a quem o Papa confia o ensinamento sobre a Amoris Laetitia nesse tempo de preparação. Francisco também se dirigiu à arquidiocese de Dublin e a toda a nação irlandesa, agradecendo pela acolhida para o encontro.

Sobre o Encontro Mundial

O Encontro Mundial das Famílias foi instituído pelo Papa João Paulo II. Em 1994, ele instituiu o Ano das Famílias e promoveu a primeira edição do Encontro. O Santo Padre participou de quatro edições: Roma (Itália), Rio de Janeiro (Brasil), Roma (Itália) e Manila (Filipinas), sendo que nessa última participou por videoconferência devido a seu estado de saúde.

No Pontificado de Bento XVI, hoje Papa Emérito, foram realizadas mais três edições: Valência (Espanha), Cidade do México (México) e Milão (Itália). 

A última edição do encontro foi em setembro de 2015, na Filadélfia, Estados Unidos. Esta foi a primeira vez que o Papa Francisco participou do encontro.

Por Canção Nova

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.