Notícias › 05/09/2017

Vaticano prepara seminário internacional sobre a realidade juvenil

Em preparação à próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, será realizado um Seminário Internacional sobre a realidade juvenil. O evento será de 11 a 15 de setembro no auditório da Cúria Geral dos Jesuítas, em Roma.

A informação foi anunciada nesta segunda-feira, 4, em comunicado da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, órgão vaticano que cuida das assembleias sinodais e que está organizando o Seminário. O evento gira em torno da juventude uma vez que esta está no centro do tema da 15ª assembleia sinodal que será realizada em outubro de 2018: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O seminário terá a participação de especialistas provenientes dos cinco continentes para aprofundar temas referentes ao mundo dos jovens hoje. Também participarão alguns jovens, como porta-voz de seus pares de diversos contextos sócio-culturais e religiosos de várias áreas geográficas do mundo.

A programação do seminário prevê relatórios dos especialistas e comunicações entre os participantes, seguidas de um debate e aprofundamento em grupos linguísticos. Os trabalhos serão articulados segundo alguns temas: os jovens e a identidade, os jovens e a alteridade, os jovens e os projetos, os jovens e a tecnologia, os jovens e a transcendência. As várias sessões estão abertas aos interessados.

A 15ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos foi convocada pelo Papa Francisco em 2016. O Vaticano já publicou o Documento Preparatório que foi enviado às conferências episcopais em todo o mundo. Além disso, foi lançado um site para o próximo Sínodo, página web em que está disponível um questionário aos jovens, a fim de que a Igreja possa conhecer a realidade dos jovens segundo eles próprios.

A última reunião de bispos de todo o mundo foi realizada em 2014, na segunda etapa do Sínodo da Família, que teve suas conclusões expressas na exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia, do Papa Francisco, sobre o amor na família.

Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.