Notícias › 31/10/2017

Vaticano terá evento sobre perspectivas para mundo sem armas nucleares

Será realizado na próxima semana, no Vaticano, o evento “Perspectivas para um mundo livre de armas nucleares e para o desenvolvimento integral”, organizado pelo órgão vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. A informação foi confirmada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, ontem, 30/10, após antecipações das mídias italianas.

“O Santo Padre trabalha com determinação para promover as condições necessárias para um mundo sem armas nucleares, como ele mesmo reiterou no passado mês de março em uma mensagem endereçada à ONU reunida para tal escopo”, afirmou Bruke.

O porta-voz explicou que esse é o motivo do evento programado para os próximos dias, acrescentando que é falso falar de uma mediação da parte da Santa Sé, como antecipado pela mídia italiana em relação à crise em curso entre Estados Unidos e Coreia do Norte.

Na mensagem citada por Burke, o Papa Francisco reiterou o “não” às armas nucleares, defendendo que a paz não se constroi sobre o medo. Na ocasião, a ONU esteve reunida para discutir um instrumento juridicamente vinculante sobre a proibição das armas nucleares, que conduza à sua total eliminação.

A Santa Sé foi representada no evento pelo Subsecretário das Relações com os Estados, Mons. Antoine Camilleri, que leu a mensagem do Papa Francisco. No texto, o Pontífice citou os efeitos devastadores das armas nucleares e suas catastróficas consequências humanitárias e ambientais para questionar a sustentabilidade de um equilíbrio baseado no medo.

Em 26 de setembro passado, coincidindo com o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, Francisco postou uma mensagem no Twitter pedindo o fim das armas nucleares. “Comprometamo-nos por um mundo sem armas nucleares, aplicando o Tratado de não-proliferação para abolir estes instrumentos de morte”, disse o Pontífice.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.