TLC - Treinamento de Liderança Cristã

TLC – Treinamento de Liderança Cristã

Um movimento de jovens e adultos leigos e engajados na Igreja Católica, em Botucatu o movimento do TLC tem como característica marcante o curso de três dias e meio, aberto apenas a pessoas com mais de 17 anos. É dirigido pelo Secretariado Arquidiocesano do Movimento do TLC, com sede em Botucatu e sub-secretariados em Avaré, Botucatu, Laranjal Paulista e Lençóis Paulista. Em 34 anos, aconteceram 209 cursos, somando 15 mil pessoas na Arquidiocese de Botucatu, único local em que o TLC permaneceu vivo e sem interrupções desde a origem.

O TLC sofreu adaptações e continua existindo em praticamente todas as regiões do país, conforme dados do I e II Congresso Nacional (1997 e 2000) e levantamentos do Secretariado Nacional, com sede em São Paulo e dirigido pelo fundador do movimento, padre Haroldo Rahm, e o casal Mônica e Luiz Antonio Bortolin. Sabe-se, também, que o TLC continua acontecendo na Argentina e Itália.

Os objetivos do movimento são passar uma visão crítica e atual da realidade, alinhada à posição da Igreja, e ser instrumento de evangelização e transformação, promovendo a justiça social a partir do tripé Estudo, Piedade e Ação.
A mensagem do TLC é sistematizada de modo a levar o cursista a se auto-encontrar, a se encontrar com Deus e a se encontrar com o outro. Durante muito tempo, o curso foi encarado como “reformatório”, destinado a pessoas com problemas familiares ou pessoais, e que representava tendências conservadoras e alienantes da Igreja. Manteve sua espinha dorsal, seu método e sua organização, mas evoluiu e tem sido um poderoso instrumento para levar adiante a proposta do “jovem evangelizando outro jovem”.

 

Responsável: Pe. Emerson Anizi.

Proporciona aos interessados um momento de reflexão e formação para levar a pessoa a um comprometimento maior com a vida Pastoral da Paróquia. Utilizando de encontros de formação e despertar para este compromisso chegamos até os jovens interessados neste trabalho ou que precisam serem despertados para esta vida Pastoral. Durante o ano são oferecidos encontros com a durabilidade de 3 dias intensos. O Mini trabalha com 2 dias intenso de convivência e formação.