Evangelho do dia › 11/10/2022

Terça-feira da 28ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia)

Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (Sl 129,3s).

O apóstolo Paulo nos adverte: “O que vale é a fé agindo pela caridade”. Convidados para o banquete da Eucaristia, aprendamos nesta mesa a fazer de nossas obras sincera expressão da fé em Cristo, sob o impulso do Espírito Santo.

Primeira Leitura: Gálatas 5,1-6

Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas – Irmãos, 1é para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. 2Eis que eu, Paulo, vos digo que Cristo não será de nenhum proveito para vós se vos deixardes circuncidar. 3Mais uma vez, atesto a todo homem circuncidado que ele está obrigado a observar toda a Lei. 4Vós que procurais a vossa justificação na Lei rompestes com Cristo, decaístes da graça. 5Quanto a nós, que nos deixamos conduzir pelo Espírito, é da fé que aguardamos a justificação, objeto de nossa esperança. 6Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pela caridade; observar ou não a circuncisão não tem valor algum. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 118(119)

Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!

1. Senhor, que desça sobre mim a vossa graça / e a vossa salvação que prometestes! – R.

2. Não retireis vossa verdade de meus lábios, / pois eu confio em vossos justos julgamentos! – R.

3. Cumprirei constantemente a vossa lei; / para sempre, eternamente a cumprirei! – R.

4. É amplo e agradável meu caminho, / porque busco e pesquiso as vossas ordens. – R.

5. Muito me alegro com os vossos mandamentos, / que eu amo, amo tanto, mais que tudo! – R.

6. Elevarei as minhas mãos para louvar-vos / e com prazer meditarei vossa vontade. – R.

Evangelho: Lucas 11,37-41

Aleluia, aleluia, aleluia.

A Palavra do Senhor é viva e eficaz: / ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Há três momentos importantes nesse relato. O primeiro é o fato de Jesus ser o convidado de um fariseu. Sentar-se à mesa é sinal de amizade. Mas como era de se esperar, considerando que há sempre discussões entre Jesus e os fariseus, o segundo momento é do embate. O terceiro tem que ver com a cegueira do fariseu. Jesus é puro de coração, nele não há maldade. No entanto, o fariseu, preso ao rigor dos preceitos frios, é incapaz de notar quem está ao seu lado. A lição é para a comunidade cristã: quem é discípulo tem o interior livre de amarras e suas ações são marcadas pela caridade.(Dia a dia com o Evangelho 2022)

FONTE: PAULUS