Impacto Vocacional: Ser catequista é uma atividade de vida

Dando um Google, é possível encontrar, entre outros, a seguinte definição: “catequista é aquela pessoa que recebe o chamado de Deus e, acolhendo-o, responde esse chamado passando a participar do exercício da missão do próprio Cristo, na edificação da igreja”.

Para nós, ser catequista não requer definição: é uma atividade de vida.

Eu, Silmara, aprendi essa missão observando minha mãe, que nunca teve essa função na Igreja, mas que no dia a dia foi catequista em seus exemplos e ensinamentos. Ela me ensinou a fé com sua prática diária.

Na juventude, e logo após ser crismada, ajudei como monitora de Crisma em uma paróquia da cidade. Mas foi depois de vários anos, já na fase de catequese da nossa filha Natália, que passamos a atuar de maneira mais participativa nas atividades pastorais. Luiz, também criado num lar católico, foi sendo preparado para esse chamado com as vivências. Aprendemos observando e este aprendizado para a vida, em 2019 nos tornou catequistas.

Fomos convidados, demos o nosso sim, passamos por um processo de preparação e iniciamos as atividades de formação para a Crisma em fevereiro de 2020, com boas expectativas, entusiasmados e na certeza de que nosso planejamento pastoral seria levado adiante. Um mês depois veio a pandemia da Covid-19, impondo restrições e promovendo mudanças que atingiram também a Igreja em todas as suas atividades pastorais. Naquele cenário de incertezas e desafios, de uma hora para outra, tudo parou e pensamos em algumas iniciativas para, apesar do isolamento, manter a sintonia entre catequistas e crismandos. Mesmo sem respostas aos desafios diários, nos mantivemos firmes e com esperanças, participando e incentivando gestos concretos da nossa pastoral, entre eles o drive solidário para arrecadar alimentos e produtos de higiene, almoço para famílias carentes, venda de sonhos com renda revertida a necessitados. Para nutrir a fé e manter acesa a chama da esperança, ainda na fase do isolamento promovemos alguns momentos de espiritualidade que aproximaram os catequistas dos crismandos e de suas famílias.

Agora estamos nos preparando para retomar as atividades presenciais e, com isso, servir e viver a fé no dia a dia. Isso por si já é motivo de felicidade. Mas mais felizes ficamos pela oportunidade incentivar nossos filhos e outros jovens que precisam de modelos familiares nesse caminhar sendo Igreja.

Assim como tudo em nossa vida, seguir a Cristo também tem seus desafios, mas Ele ampara e orienta a caminhada e ela vale muito a pena!

Silmara e Luiz, Catequistas da Crisma da Catedral casados há 24 anos e pais de Natália (17) e Otávio (10).

#ImpactoVocacional #MêsVocacional #CatedraldeBotucatu #Catequista

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.