Notícias › 04/09/2019

Papa em Moçambique: a esperança para recomeçar depois do ciclone

cq5dam-thumbnail-cropped-750-422-2

O Papa Francisco ficará em Moçambique menos de 48 horas e visitará uma única cidade, a capital Maputo, mas a presença do Pontífice mobilizou todo país.

Milhares de fiéis de estão a caminho de Maputo para participarem dos eventos com o Papa, como é o caso dos integrantes da Fazenda da Esperança.

Desde o ano de 2006, a Fazenda está presente na missão de Dombe, região central do país. Lá existem as unidades masculina e feminina de recuperação para dependentes químicos e outros vícios, o Centro Infantil Chitaitai, internato para 200 jovens e escola para 900 alunos.

A fome começa a bater

Os responsáveis por esta unidade há quatro anos são os brasileiros Ildo Foppa e sua esposa. Ildo não irá a Maputo, mas conta a “euforia” da população com a chegada do Pontífice, sobretudo neste período em que o país ainda está se recuperando dos danos causados pelo ciclone Idai.

“ A vinda do Papa num momento como este é muito significativa. O povo aqui é muito guerreiro, luta pela sobrevivência. Um ciclone a mais, um ciclone a menos para eles quase não faz muita diferença, porque o sofrimento é tanto. A euforia que existe neste país com a presença do Papa é impressionante. O pessoal ainda tem forte dentro de si a esperança, esse desejo de vencer na vida apesar de terem perdido tudo. ”

Ildo conta como os estragos modificaram o dia a dia da missão, pois estão ajudando cerca de 600 famílias a reconstruírem suas comunidades, mas alerta para as dificuldades que ainda estão por vir, principalmente em decorrência da falta de chuvas. “A fome começa a bater.”

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.