Notícias › 14/06/2017

Semana Missionária marcará encerramento do projeto Rota 300

As inscrições para a Semana Missionária 2017 terminam no próximo dia 20 de junho. O evento promovido pela Comissão da CNBB para a Juventude, Jovens Conectados, será de 22 a 28 de julho nas dioceses banhadas pelo Rio Paraíba do Sul e concluirá o projeto Rota 300, também da CNBB e focado na evangelização da juventude.

Cerca de dois mil jovens já estão inscritos para a Semana; as inscrições começaram em 16 de maio e ainda estão abertas, com exceção das dioceses de Taubaté (SP) e São José dos Campos (SP), onde já estão esgotadas. Sendo assim, os jovens ainda podem participar da Semana Missionária nas dioceses de Mogi das Cruzes (SP), Lorena (SP), Piraí-Volta Redonda (RJ), Valença (RJ), Friburgo (RJ), Campos (RJ), Caratinga (MG) e na arquidiocese de Juiz de Fora (MG). 

O assessor da Comissão da CNBB para a juventude, padre Antônio Ramos do Prado, informou como será a programação do evento. As atividades vão começar às 7h de cada dia, com um momento de oração seguido de café da manhã e missão. Na parte da tarde, em alguns lugares, haverá recreação para crianças e adolescentes. Já à noite, a Missa e fóruns sobre diversos temas, como meio ambiente, juventude e Maria.

Ao todo, são 3800 vagas oferecidas nas dioceses participantes para jovens de todo o Brasil. Elas serão responsáveis pelas despesas de alimentação e estadia; as demais despesas como viagem e translado a Aparecida serão por conta de cada jovem, informou o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, Dom Vilson Basso, em carta enviada aos bispos anteriormente.

Padre Antônio explicou ainda o que motivou a Semana e a escolha das dioceses. “Por causa do 300 anos do encontro da imagem de Aparecida. Também porque as dioceses que irão receber os missionários são banhadas pelo rio Paraíba do Sul. Desde de 2015, a Pastoral Juvenil começou, através da peregrinação da Imagem de Aparecida, fazer missões nas dioceses e formação para a juventude”.

O sacerdote também comentou como deve ser a programação no dia 29 de julho, que marcará o encerramento da Semana Missionária e também do projeto Rota 300. Nesse dia, as atividades serão concentradas em Aparecida (SP), no Santuário Nacional. 

Sobre o Rota 300

O Rota 300 é um projeto de evangelização da juventude no caminho de comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O lançamento foi em 18 de junho de 2015.

A ideia surgiu no clima da Jornada Mundial da Juventude 2013, realizada no Brasil. A proposta foi continuar o serviço da juventude à Igreja no Brasil. No final de 2013, ainda colhendo os frutos da JMJ, percebeu-se três fatores importantes: a necessidade da experiência missionária juvenil, a assessoria dos adultos aos jovens nesse processo e a necessidade de investir em estruturas de acompanhamento, ou seja, em espaços próprios da juventude. Com base em todos esses aspectos, nasceu o “Rota 300”.

Por Canção Nova, com informações de Jovens Conectados

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.